Código: | SS2210202 | Sigla: | PD1 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 38 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS | 30 | 125 |
Teóricas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
A presente UC tem os seguintes objetivos globais: (i) Compreender a relevância da perspetiva bio-psico-social para o estudo do desenvolvimento humano; (ii) Conhecer teorias, modelos conceptuais e de investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico; (iii) Descrever as etapas principais do desenvolvimento na infância e adolescência, identificando as suas características específicas.
Em suma, esta UC abordará tópicos de desenvolvimento humano de um ponto de vista psicológico e psicossocial, contribuindo para o pensamento crítico sobre o ser humano. Pretende-se que o estudante compreenda os processos da mudança e da continuidade ao longo da vida, bem como a importância do ambiente e das relações para a mudança humana, ao nível físico, cognitivo, emocional e comportamental.
1. Desenvolvimento humano: Conceitos centrais, perspetivas teóricas e métodos de investigação para o seu estudo.
2. Desenvolvimento pré-natal e neonatal: Estádios de desenvolvimento pré-natal, tarefas de desenvolvimento da gravidez e desenvolvimento do recém-nascido.
3. Os três primeiros anos de vida: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
4. A segunda infância: dos 3 aos 6 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
5. A terceira infância: dos 6 aos 11 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
6. A adolescência: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento das questões do desenvolvimento humano, destacando os contributos da Psicologia do Desenvolvimento para a intervenção social. Tomando por referência as teorias psicológicas do desenvolvimento, à luz da literatura e da investigação atual nesses domínios, os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção prática.
Parte-se de aspetos gerais acerca do desenvolvimento para particularidades do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida, especialmente ao nível das alterações físicas, cognitivas e psicossociais. Conhecer os processos do desenvolvimento humano e entender a sua natureza facilitará a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, tornando-os mais eficientes na apreensão e aplicação dos conhecimentos. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento com os do serviço social.
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;Desenvolvimento Humano (8ª edição), McGraw-Hill, 2006 |
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;O mundo da criança, McGraw-Hill, 2001 |
Berryman, JC; Hargreaves, D; Herbert, M & Taylor, A.;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002 |
Miller, P.;Theories of developmental psychology, Worth Publisher, 2011 |
Schaeffer, H.R.;Key concepts in developmental psychology, London: Sage, 2010 |
Schaffer, H.R.;Introdução à Psicologia da Criança, Instituto Piaget, 2004 |
Keenan, T., Evans, S.;An introduction to child development, London: Sage, 2009 |
Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M., & Gomes, A. ;Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, Porto editora, 2007 |
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento humano e envelhecimento, Climepsi, 2005 |
Susana Azevedo, S., Rato, J, Castro Caldas, A.;Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática, Revista Portuguesa de Educação, 2020 |
Oliveira, L. L., Fonseca, M. C. V.;A importância dos estímulos: afetivo, cognitivo e motor no desenvolvimento da criança desde sua tenra idade, ARTEFACTUM ¿ Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, 2018 |
Moura, E. P. G., Pereira, G. C.;Desenvolvimento Humano ¿ Repensando conceitos no âmbito interdisciplinar, Revista Contrapontos, 2017 |
Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação ativa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respetivo estudo / leituras complementares. Estas abordagens poderão ser complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de role-playing.
1
Não aplicável.
A avaliação para os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do desenvolvimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.