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História do Serviço Social


Código: SS2210204    Sigla: HSS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 39 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 4 ECTS 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 18,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem
OA1. Capacitar os estudantes para o conhecimento das origens do Serviço Social no Mundo
OA2.Clarificar conceptualmente a diferença entre profissão e disciplina científica;
OA3. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o processo de construção da Profissão de Assistente Social em Portugal, na sua relação com os contextos sócio históricos e o conhecimento científico em ciências sociais;
OA4. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre Organizações Profissionais, Valores, Funções e Saberes necessários à construção de uma prática científica, emancipadora dos sujeitos expostos aos mais diversos problemas de exclusão social.

Competências
1. Estimular o pensamento reflexivo pelo conhecimento do Serviço Social enquanto disciplina científica e profissão;
2. Estimular o desenvolvimento de competências de argumentação e comunicação a propósito da profissão de Assistente Social;
3. Capacitar para a reflexão crítica em torno da História do Serviço Social em Portugal 

Programa

Conteúdos Programáticos

CP1. As bases do Serviço Social Contemporâneo: profissão e disciplina científica
1.1O Serviço Social no Mundo: o compromisso com os Valores Humanistas e de Justiça e Social
1.1.1O Serviço Social no Mundo: a Institucionalização e Legitimação da Profissão
1.2 O Serviço Social como Profissão e como Disciplina Científica
1.2.1 O que é uma Profissão
1.2.2 O Serviço Social como Profissão e disciplina Científica
CP2. A Profissão de Assistente Social em Portugal: contextos sócios históricos e desafios que se colocaram ao Serviço Social
2.1 Emergência e institucionalização do Serviço Social em Portugal e sua relação com o conhecimento científico
2.1.1 Institucionalização do Serviço Social Português no contexto do Estado Novo no século XX
2.1.2 As mudanças socioeconómicas, os movimentos sociais e a evolução da profissão entre os anos 30 e os anos 60 do século XX
2.2 Da Formação Internacional ao ensino dos métodos de Serviço Social de Caso e de Serviço Social de Grupo nas escolas portuguesas
2.3 A profissão de Assistente Social no contexto do Estado Democrático
2.3.1 A centralidade dos direitos sociais e o combate aos fenómenos de exclusão social: alargamento do campo de ação dos Assistentes Sociais
2.3.2 A reconceptualização e o Serviço Social Crítico
2.3.3 Os novos desafios e a Qualificação dos Profissionais
CP3. Serviço Social Contemporâneo: associações profissionais, valores, funções e saberes
3.1 Tipologia de saberes que confluem para uma prática cientificamente informada
3.2 O papel das Organizações Profissionais na afirmação e definição de profissão.
3.3 Código Deontológico: princípios, valores, funções e atos profissionais 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


O CP1 e CP2 estão orientados para permitir aos estudantes atingirem os OA1, OA2 e OA3. Adicionalmente, os tópicos enunciados no CP3 (3.1, 3.2, 3.3) permitem que os estudantes se inteirem dos conteúdos previstos para alcançar OA4. 

Bibliografia Principal

Albuquerque, C. P. & Arcoverde, A. B. (2017): ;Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia, Lisboa
Amaro, M. I. (2012): ;Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade. Lisboa: Universidade Católica Editora, Unipessoal, Lda.
Ander-Egg, E. (1994).;Historia del trabajo social. Editorial Lumen.
Branco, F. (2009a): ;A Profissão de Assistente Social em Portugal. Locus Social. (3), 61-89.
Branco, F. & Fernandes, E. (2005): ; O Serviço Social em Portugal: trajetória e encruzilhada, http://www.cpihts.com
Branco, F. & Amaro, I. (2011). ;As práticas do ¿Serviço Social activo¿ no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108: 656-679.
Brekk, J. (2013). ;A Science of Social Work, and Social Work as an Integrative Scientific Discipline - Have We Gone Too Far, or Not Far Enough?, Research on Social Work Practice, Volume: 24 issue: 5, page(s): 517-523
Donna L. Franklin;Mary Richmond and Jane Addams: From Moral Certainty to Rational Inquiry in Social Work Practice, The University of Chicago Press, Vol. 60, No. 4 (Jun., 1986), pp. 504-525 (https://www.jstor.org/stable/30012363)
Groulx, L. H. (2006);Jean-Pierre Deslauriers et Yves Hurtubise, Le travail social international. Éléments de comparaison, Québec, Les Presses de l¿Université Laval, 2005, 342 p. Nouvelles pratiques sociales, 19(1), 193-196.
Granja, B. & Pinto, L. (2008). ;Histoire de la Profession de Service Social au Portugal, Histoire du Travail Social en Europe, dir. Jovelin, E., Éditions Vuibert, Paris, pp. 157 a 174.
Martins, A. (2017). ;Serviço Social em Portugal no fascismo: oposição, resistência e ação sindical| Social Work in Portugal during fascism: opposition, resistance and union action. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, 15(40).
Payne, M. (2002): ;Teoria do Trabalho Social Moderno. Coimbra: Quarteto.
Rodrigues, M.L. (1997). ;Sociologia das Profissões, Celta Editora, Oeiras
Viscarret, J. J. (2014). ;Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Alianza editorial.
Martins, Alcina;Serviço Social em Portugal no fascismo: oposição, resistência e ação sindical. (2018), Revista Em Pauta, nº 40, pp 40-56. DOI: 10.12957/REP.2017.32722 ( http://dx.doi.org/10.12957/rep.2017.32722)

Bibliografia Complementar

Associação de Profissionais de Serviço Social. ;Definição Global da Profissão de Serviço Social, http://www.apross.pt/sobre-a-apss/
Código Deontológico dos Assistentes Sociais Portugueses (2018).;Valores e Princípios consignados nas Declarações e Convenções Internacionais e Europeia (CDAS, 2018).
International Federation of Social Workers (2018). ;Declaração de Princípios Éticos de Trabalho Social.
Matos-Silveira, Rosana; Silva, Pedro Gabriel; Martins, Alcina; Carrara, Virgínia Alves; Perelló, Miguel Ángel Oliver;Social work, contestatory movements and socio-professional struggles in the Iberian Peninsula in the 1970s.(2020), Critical and Radical Social Work, vol XX, nº 20, 16 p.". Critical and Radical Social Work vol xx 20 (2020): 1-16

Métodos de Ensino

Esta UC organiza-se em aulas com componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1), concebendo-se, no entanto, a possibilidade de recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes através da sua implicação em debates considerando o acesso a Aulas Abertas que contem com a presença de profissionais convidados (ME2).


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída


A avaliação consiste em duas provas escritas, perfazendo cada uma 45% da avaliação final. Cada prova é cotada na escala de 0 a 20 valores. 10% são atribuídas à participação e assiduidade.

ou

Exame Final

Avaliação Final

Em conformidade com o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o definido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e centra-se no conhecimento teórico acerca das mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que caracterizaram os anos 50 na Europa, a crise do Estado-Providência, e as profundas alterações que marcaram o desenvolvimento de Portugal entre os anos de 1930 e o 25 de Abril de 1974 e deste até à atualidade. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir os OA1, OA2, OA3 e OA4. A ME2, ao estimular os estudantes para a participação em debates visa contribuir para enriquecer e diversificar os seus conhecimentos teóricos, ter acesso a boas práticas  no campo da disciplina e da profissão, por forma a operacionalizar as competências de comunicação, de argumentação, de autoeficácia e de reflexividade enunciadas.