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Laboratório de Escrita


Código: SS2210206    Sigla: LE
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 24 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS 22,5 50

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teórico-Práticas: 18,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Edite Agra Amorim   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos
a) Incentivar a prática da escrita e capacidade de produção mais eficiente de textos e argumentos;
b) Estimular a criatividade e capacidade de criar cenários e discursos alternativos;
c) Diversificar vocabulário e potenciar a capacidade de comunicação;
d) Favorecer a empatia, conexão e a recetividade a outras perspetivas;
f) Criar uma concepção alargada sobre "Guião de vida", para si e a respeito dos outros.

Competências
Os/as estudantes deverão ser capazes de
a) produzir textos a partir de diferentes temas/estímulos, num curto espaço de tempo e de forma sintética;
b) criar histórias apelativas e estimulantes para diferentes públicos;
c) incluir narrativas fotográficas a partir do contexto envolvente e integrá-las num texto.

Resultados de aprendizagem
Abrindo espaço para a utilização de ferramentas menos tradicionais na intervenção do assistente social, o Laboratório de Escrita pretende trabalhar a capacidade de análise do contexto de intervenção do Serviço Social, através de um olhar mais atento para a
realidade social e capacidade de descrição da mesma. A ideia é aumentar o espetro sobre a superfície da realidade, que poderá suscitar inúmeras leituras e significados.  a

Programa

1. Introdução à temática através de exercícios e dinâmicas de escrita criativa.
2. Conceitos básicos do Storytelling. A importância das histórias na vida humana. Características das histórias. Componentes de uma história.
3. A exploração da imagem como "captura de pedaços de vida". 

4. Sentido crítico e observação alternativa da realidade.
5. Construção de guiões de vida criativos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada e são abordados de forma a criar ligações entre os mesmos. Os exercícios propostos têm por base informação teórica que os sustentam e privilegia-se a ligação com diferentes temáticas dentro do campo
de intervenção do Serviço Social.

Bibliografia Principal

Construir Pontes Ubuntu - Para uma Liderança Servidora, Edição Consórcio UBUNTU Building Bridges for Peace Projeto Erasmus+, , 2018-2019
Ryszard Kapu¿ci¿ski;O outro, Campo das Letras, 2009
Miguel Esteves Cardoso;Como escrever, Bertrand Editora, 2024

Bibliografia Complementar

Rob Riemen;Nobreza de espírito
Julia Cameron;"O caminho do artista", Lua de Papel, 2020

Observações Bibliográficas

Foram mencionados vários livros ao longo das aulas, cujas referências se encontram nas atas realizadas pelos alunos ao longo das aulas.

Métodos de Ensino

Privilegia-se uma metodologia ativa e centrada nas experiências e vivências dos/das estudantes, por forma a fomentar o seu envolvimento e participação. Serão utilizadas algumas dinâmicas de grupo e exercícios práticos em aula, bem como vários momentos de storytelling por parte da Professora, aumentando o espectro de perspetiva de vida possivel.

Depois de cada aula o corpo de alunos é convidado, individualmente, a um TCP (Ou "Desafio vital"), que consiste numa pequena composição escrita, de entre 8 a 10 linhas, que favoreça a escrita mais fluída e potencie a criatividade. 
Cada "TPC" recebe um pequeno acompanhamento individual que corrige os erros básicos e serve de ponto de partida para as aulas de grupo, em que esses erros são vistos entre todos, para melhoria conjunta.


Modo de Avaliação

2

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  19,5
Teste final  Teste/Exame  2024-12-17
"TPC"  Trabalho laboratorial ou de campo  7,8 2024-12-17
  Total: 27,3

Avaliação Contínua

Presença e participação nas aulas: 20%
Trabalho final: 40%
Apresentação oral e poster: 40%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A opção pela realização de exercícios ao longo das aulas permite aos/às estudantes colocar em prática os conhecimentos, refletir em conjunto e receber feedback, favorecendo a integração das aprendizagens.