Código: | SS2210206 | Sigla: | LE | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 24 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 2 ECTS | 22,5 | 50 |
Teórico-Práticas: | 18,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Objetivos
a) Incentivar a prática da escrita e capacidade de produção mais eficiente de textos e argumentos;
b) Estimular a criatividade e capacidade de criar cenários e discursos alternativos;
c) Diversificar vocabulário e potenciar a capacidade de comunicação;
d) Favorecer a empatia, conexão e a recetividade a outras perspetivas;
f) Criar uma concepção alargada sobre "Guião de vida", para si e a respeito dos outros.
1. Introdução à temática através de exercícios e dinâmicas de escrita criativa.
2. Conceitos básicos do Storytelling. A importância das histórias na vida humana. Características das histórias. Componentes de uma história.
3. A exploração da imagem como "captura de pedaços de vida".
Os conteúdos estão organizados de forma integrada e são abordados de forma a criar ligações entre os mesmos. Os exercícios propostos têm por base informação teórica que os sustentam e privilegia-se a ligação com diferentes temáticas dentro do campo
de intervenção do Serviço Social.
Construir Pontes Ubuntu - Para uma Liderança Servidora, Edição Consórcio UBUNTU Building Bridges for Peace Projeto Erasmus+, , 2018-2019 |
Ryszard Kapu¿ci¿ski;O outro, Campo das Letras, 2009 |
Miguel Esteves Cardoso;Como escrever, Bertrand Editora, 2024 |
Rob Riemen;Nobreza de espírito |
Julia Cameron;"O caminho do artista", Lua de Papel, 2020 |
Foram mencionados vários livros ao longo das aulas, cujas referências se encontram nas atas realizadas pelos alunos ao longo das aulas.
Privilegia-se uma metodologia ativa e centrada nas experiências e vivências dos/das estudantes, por forma a fomentar o seu envolvimento e participação. Serão utilizadas algumas dinâmicas de grupo e exercícios práticos em aula, bem como vários momentos de storytelling por parte da Professora, aumentando o espectro de perspetiva de vida possivel.
2
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 19,5 | |
Teste final | Teste/Exame | 2024-12-17 | |
"TPC" | Trabalho laboratorial ou de campo | 7,8 | 2024-12-17 |
Total: | 27,3 |
Presença e participação nas aulas: 20%
Trabalho final: 40%
Apresentação oral e poster: 40%
Não aplicável
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A opção pela realização de exercícios ao longo das aulas permite aos/às estudantes colocar em prática os conhecimentos, refletir em conjunto e receber feedback, favorecendo a integração das aprendizagens.