• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210207
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Pesquisa Bibliográfica e Análise de Informação


Código: SS2210207    Sigla: PBAI

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 15 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS 22,5 50

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teórico-Práticas: 13,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Sara Cristina Dias Melo   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica bem como de análise da informação. Será privilegiada a sua aplicação em áreas de pesquisa com relevância para os alunos. A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar competências de pesquisa bibliográfica e de análise da informação.
Assim, esta disciplina tem como objectivos:
- Introduzir, de forma breve, os principais conceitos no âmbito da pesquisa bibliográfica e análise da informação.
- Apresentar e explorar as potencialidades dos meios de pesquisa bibliográfica disponíveis.
- Apresentar e explorar métodos e técnicas e análise da informação.
- Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e análise da informação.
Em particular:
OA1 Compreender o que é e para que serve a pesquisa bibliográfica.
OA2 Conhecer diferentes fontes de materiais bibliográficos e respectivos meios de acesso.
OA3 Recolher e seleccionar material bibliográfico relevante.
OA4 Aplicar métodos de leitura activa e de organização da informação recolhida.
OA5 Organizar e integrar materiais bibliográficos.
OA6 Pesquisar e aceder a fontes bibliográficas e de informação.

Programa

CP1. Conceitos básicos em pesquisa bibliográfica e análise de informação: O que é a pesquisa bibliográfica? Para que serve a pesquisa bibliográfica? Fontes bibliográficas. Relevância das fontes bibliográficas.
CP2. A Biblioteca e as bases de dados. Prática da pesquisa bibliográfica e de recolha de fontes documentais. Pesquisas em bases de dados.
CP3. Métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação. Conhecer a estrutura de um artigo científico. Técnicas de organização da informação: notas, resumos, fichas de leitura.
CP4. Detetar a informação relevante no material escrito. Leitura rápida. Identificar e analisar documento técnicos e científicos, como relatórios e artigos científicos. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão organizados em função dos objectivos estabelecidos para a mesma. Neste sentido, com o CP1 pretende-se que os estudantes compreendam o que é e para que serve a pesquisa bibliográfica. Por sua vez, o CP2 pretende corresponder aos OA2 e 6, dando a conhecer as diferentes fontes de materiais bibliográficos, bem como os meios de acesso, e pesquisar e aceder a fontes bibliográficas e de informação. Com o CP3 pretende-se preparar os estudantes para a recolha e material bibliográfico relevante (OA3) bem como Organizar e integrar materiais bibliográficos. Finalmente, o CP4 dará resposta ao objectivo de aplicar os métodos de leitura activa e de organização da informação recolhida.

Bibliografia Principal

Bento, A;Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas., . Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), 65(VII), 42-44, 2012 (http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf)
Carrilho, F. ;Métodos e Técnicas de Estudo, Editorial Presença, 2004
Cervo, A. L., Bervian, P.A. & Silva, R. ;Metodologia Científica (6ª ed)., São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall., 2007. ISBN: ISBN: 8576050471
ECO, U. ;Como se Faz Uma Tese Em Ciências Humanas, Editorial Presença, 2008
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa ;Guião Online, Normas APA 7ª ed, 2020 (https://bibliosubject.iscteiul.pt/sp4/subjects/guide.php?subject=APA)

Bibliografia Complementar

Lakatos, E. M. & Marconi, M. ;Metodologia do Trabalho Científico , Editora Atlas , 1987
Quivy, R., & Van Campenhoudt, L;Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 1992
Reiçadas, R. ;Referências e citações bibliográficas. APA ¿American Psychological Association 7ª ed. , Serviços de Informação e Documentação, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2020 (https://repositorio.iscteiul.pt/bitstream/10071/15071/4/Guia%2 norma_APA_v25092020_final.pdf)

Métodos de Ensino


As aulas, de natureza teórico-prática, terão uma componente mais expositiva dos conteúdos programáticos por parte da docente e uma componente prática, de aplicação dos conhecimentos obtidos. Para tal, é importante o funcionamento da aula em sessões de orientação tutorial, bem como momentos de realização de trabalho autónomo individual em cooperação com outros elementos da turma.



Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

Em termos de avaliação os alunos poderão optar por:

1. Avaliação distribuída que contemplará:

  1.1 a realização de um trabalho em grupo de recolha bibliográfica e análise da   informação sobre uma obra do Serviço Social (50%)

  1.2. a realização de um teste (50%)


2. Exame final - um exame escrito (100%)

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de competências no plano da pesquisa bibliográfica e análise da informação pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que não se centrem exclusivamente na exposição de conteúdos programáticos, mas, sobretudo, que envolvam os estudantes em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos apreendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática. Deste modo, o recurso a aulas práticas é fundamental para que os estudantes experimentem a pesquisa bibliográfica , a organização e a análise da informação recolhida.