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Teorias Sociológicas 1


Código: SS2210210    Sigla: TS1
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 24,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Idalina Maria Morais Machado   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A UC tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de saberes que lhes permitam:
O1. Apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais;
O2. Compreender que as diferentes correntes teóricas privilegiam dimensões/características distintas e específicas da realidade social e identificar as grandes oposições que têm atravessada a Sociologia;
O3. Estruturar um quadro de referências conceptuais indispensável, para, numa fase posterior da formação, definir objetos de estudo e construir modelos de análise.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de:
1. Leitura teoricamente sustentada das condutas dos indivíduos superando as interpretações individualistas, naturalistas e etnocêntricas das práticas sociais.
2. Aplicação das diferentes abordagens teóricas de natureza macro e microssociológica à análise de diferentes fenómenos sociais.
3. Análise do modo como as representações construídas acerca de fenómenos sociais (pobreza, insucesso escolar, doença mental, velhice, comportamento desviante, entre outros) influenciam as práticas profissionais e constituem, por esta via, importantes mecanismos da sua reprodução.

Programa

1. Introdução: importância das teorias e principais dilemas teóricos

2. Abordagens estruturalistas da realidade social
2.1. Karl Marx: o materialismo histórico
2.2. Émile Durkheim: o paradigma funcionalista
2.3. Robert K. Merton: o funcionalismo relativizado

3. Max Weber: o paradigma compreensivo

4. Abordagens interacionistas da realidade social
4.1. Georg Herbert Mead: a importância da socialização, da linguagem e dos símbolos na conduta social.
4.2. Howard Becker: o conceito de carreira
4.2. Erving Goffman: a construção da identidade estigmatizada.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A tomada de consciência da diversidade de entendimento dos fenómenos sociais inicia-se com uma introdução ao pensamento sociológico e aos diferentes dilemas teóricos que têm perpassado a Sociologia, concretizando assim o O1. Esta abordagem recorrerá ao uso de exemplos concretos como sejam a abordagem da doença mental.
Os pontos 2, 3 e 4 são dedicados ao aprofundamento das diversas abordagens sociológicas da realidade social, nomeadamente visão estruturalista (quer na linha do consenso, quer na linha do conflito) e a visão interacionista, de modo a dar cumprimento aos O2 e O3. 

Bibliografia Principal

Aron, R. ;As etapas do pensamento sociológico: Montesquieu, Comte, Marx, Tocqueville, Durkheim, Pareto, Weber, Publicações Dom Quixote, 2002
Becker, H. ;Teoria da Acção Colectiva, Zahar, 1977
Cuff, E., & Payne, G. ;Perspectives in Sociology, Unwin Hyman, 1989
Durkheim, E. ;As Regras do Método Sociológico, Presença, 1998
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
Giddens, A. ;Capitalismo e Moderna Teoria Social, Presença, 2000
Goffman, E. ;Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Zahar Editores, 1982
Schnapper, D. ;A compreensão sociológica, Gradiva, 2000
Van Campenhoudt, L. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais, Gradiva, 2003

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino desenvolve-se com dois tipos de sessões:
a) sessões de natureza mais teórica com exposição e problematização dos conteúdos programáticos pela docente, fazendo apelo a aplicações a situações concretas para suscitar a participação dos estudantes;
b) sessões direcionadas para a aplicação prática para a consolidação de competências em matéria de compreensão dos conceitos e relações entre conceitos propostos pelos diversos autores estudados através da leitura e discussão alargada de textos, de visionamento e discussão de filmes/documentário e de realização de exercícios práticos.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

A avaliação distribuída consistirá na realização de dois testes escritos. Ponderação de 50% cada teste.
O 1º teste decorrerá no dia 1 de abril de 2025.
O 2º teste decorrerá no dia do exame final em junho.

OU

2. Avaliação por exame final
Um exame escrito na época de exame. Ponderação de 100%.

Avaliação Final

1. Avaliação distribuída
1º teste - 50%
2º tese - 50%

2. Exame final
Exame - 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o estabelecido no RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através da implementação de sessões teóricas e sessões de aplicação prática dos conhecimentos, a metodologia de ensino incentiva os alunos a articularem contributos disciplinares diversos na construção de explicações que rompam com pré-conceitos vulgares. A implementação destas sessões, destacando a aplicação das diversas abordagens à análise de fenómenos/problemas sociais com os quais o Assistente Social se confronta, revela-se, assim, uma metodologia adequada para que os alunos compreendam o alcance analítico das perspetivas teóricas estudadas e comecem a reformular as classificações e interpretações interiorizadas nas socializações anteriores.