Teorias Sociológicas 1
Ocorrência: 2024/25 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A UC tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de saberes que lhes permitam:
O1. Apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais;
O2. Compreender que as diferentes correntes teóricas privilegiam dimensões/características distintas e específicas da realidade social e identificar as grandes oposições que têm atravessada a Sociologia;
O3. Estruturar um quadro de referências conceptuais indispensável, para, numa fase posterior da formação, definir objetos de estudo e construir modelos de análise.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de:
1. Leitura teoricamente sustentada das condutas dos indivíduos superando as interpretações individualistas, naturalistas e etnocêntricas das práticas sociais.
2. Aplicação das diferentes abordagens teóricas de natureza macro e microssociológica à análise de diferentes fenómenos sociais.
3. Análise do modo como as representações construídas acerca de fenómenos sociais (pobreza, insucesso escolar, doença mental, velhice, comportamento desviante, entre outros) influenciam as práticas profissionais e constituem, por esta via, importantes mecanismos da sua reprodução.
Programa
1. Introdução: importância das teorias e principais dilemas teóricos
2. Abordagens estruturalistas da realidade social
2.1. Karl Marx: o materialismo histórico
2.2. Émile Durkheim: o paradigma funcionalista
2.3. Robert K. Merton: o funcionalismo relativizado
3. Max Weber: o paradigma compreensivo
4. Abordagens interacionistas da realidade social
4.1. Georg Herbert Mead: a importância da socialização, da linguagem e dos símbolos na conduta social.
4.2. Howard Becker: o conceito de carreira
4.2. Erving Goffman: a construção da identidade estigmatizada.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A tomada de consciência da diversidade de entendimento dos fenómenos sociais inicia-se com uma introdução ao pensamento sociológico e aos diferentes dilemas teóricos que têm perpassado a Sociologia, concretizando assim o O1. Esta abordagem recorrerá ao uso de exemplos concretos como sejam a abordagem da doença mental.
Os pontos 2, 3 e 4 são dedicados ao aprofundamento das diversas abordagens sociológicas da realidade social, nomeadamente visão estruturalista (quer na linha do consenso, quer na linha do conflito) e a visão interacionista, de modo a dar cumprimento aos O2 e O3.
Bibliografia Principal
Aron, R. ;As etapas do pensamento sociológico: Montesquieu, Comte, Marx, Tocqueville, Durkheim, Pareto, Weber, Publicações Dom Quixote, 2002 |
Becker, H. ;Teoria da Acção Colectiva, Zahar, 1977 |
Cuff, E., & Payne, G. ;Perspectives in Sociology, Unwin Hyman, 1989 |
Durkheim, E. ;As Regras do Método Sociológico, Presença, 1998 |
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 |
Giddens, A. ;Capitalismo e Moderna Teoria Social, Presença, 2000 |
Goffman, E. ;Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Zahar Editores, 1982 |
Schnapper, D. ;A compreensão sociológica, Gradiva, 2000 |
Van Campenhoudt, L. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais, Gradiva, 2003 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino desenvolve-se com dois tipos de sessões:
a) sessões de natureza mais teórica com exposição e problematização dos conteúdos programáticos pela docente, fazendo apelo a aplicações a situações concretas para suscitar a participação dos estudantes;
b) sessões direcionadas para a aplicação prática para a consolidação de competências em matéria de compreensão dos conceitos e relações entre conceitos propostos pelos diversos autores estudados através da leitura e discussão alargada de textos, de visionamento e discussão de filmes/documentário e de realização de exercícios práticos.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
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Total: |
45 |
Avaliação Contínua
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuídaA avaliação distribuída consistirá na realização de dois testes escritos. Ponderação de 50% cada teste.
O 1º teste decorrerá no dia 1 de abril de 2025.
O 2º teste decorrerá no dia do exame final em junho.
OU2. Avaliação por exame finalUm exame escrito na época de exame. Ponderação de 100%.
Avaliação Final
1. Avaliação distribuída
1º teste - 50%
2º tese - 50%
2. Exame finalExame - 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o estabelecido no RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Através da implementação de sessões teóricas e sessões de aplicação prática dos conhecimentos, a metodologia de ensino incentiva os alunos a articularem contributos disciplinares diversos na construção de explicações que rompam com pré-conceitos vulgares. A implementação destas sessões, destacando a aplicação das diversas abordagens à análise de fenómenos/problemas sociais com os quais o Assistente Social se confronta, revela-se, assim, uma metodologia adequada para que os alunos compreendam o alcance analítico das perspetivas teóricas estudadas e comecem a reformular as classificações e interpretações interiorizadas nas socializações anteriores.