Problemas de Economia Contemporânea
Ocorrência: 2024/25 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de conceitos e elementos de análise que possibilitem uma visão crítica dos principais fenómenos da economia mundial contemporânea. Nesse sentido, discutem-se as principais problemáticas da economia actual: as desigualdades económicas, as inter-relações entre a economia e o ambiente e ainda os fenómenos da inovação económica.
Programa
1. Desigualdade económica
1.1. Desigualdade no mundo e ao longo do tempo
1.2. Sortes de nacimento: outra lente para estudar desigualdade
1.3. O que há de errado (se é que há) na existência de desigualdade?
1.4. Quanta desigualdade é demais e de menos?
1.5. Alocações, tecnologia e instituições
1.6. Desigualdade, alocações e relações de principal-agente
1.7. Pré-distribuição
1.8. Explicando as tendências recentes na desigualdade dos rendimentos de mercado
1.9. Redistribuição: impostos e transferências
1.10. Igualdade e desempenho económico
2. Economia do ambiente
2.1. Alterações
climáticas
2.2. Redução dos danos ambientais: análise custo-benefício
2.3. Políticas de limites e mercado de emissões
2.4. Os desafios da mediação das políticas ambientais
2.5. Políticas ambientais dinâmicas: tecnologias e estilos de vida
futuros
2.6. Dinâmicas ambientais
2.7. Porque é tão difícil combater as alterações climáticas?
2.8. A escolhas políticas importam
3. Inovação, informação e economia em rede
3.1.
O processo de inovação: invenção e difusão
3.2.
Sistemas de inovação
3.3.
Direitos de propriedade intelectual
3.4.
Financiamento público de investigação fundamental, educação e infra-estruturas
de informação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Usando o manual CORE (https://www.core-econ.org), os conteúdos seleccionados no programa permitem que os alunos adquiram uma visão crítica e científica pretendida sobre problemas económicos da contemporaneidade, de forma acessível a alunos de Serviço Social.
Bibliografia Principal
Samuel Bowles, Wendy Carlin, Margaret Stevens;The Economy: Economics for a Changing World, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (disponível online em https://www.core-econ.org/the-economy/?lang=en) |
Bibliografia Complementar
Paul Samuelson e William Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 2012. ISBN: 9789899717237 |
Métodos de Ensino
É conjugada a apresentação dos principais elementos teóricos com a análise de dados empíricos e casos reais, estimulando a discussão de problemas relevantes na actualidade durante as aulas teorico-práticas.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
|
Total: |
30 |
Avaliação Contínua
Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 50%; - o primeiro teste realiza-se durante o período letivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; Requer a presença a, pelo menos, 65% das aulas.
Avaliação por exame final:
- nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores;
- nota da prova oral, caso a nota da prova escrita tenha sido superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.
Avaliação Final
Exame final escrito.
Provas e Trabalhos Especiais
n.p.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Exame final escrito.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame final escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Sendo os conceitos a aprender, essencialmente, teóricos, a sua apresentação e discussão ao longo das aulas teórico-práticas serve os objectivos de aprendizagem desta UC.