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Seminário 2: Aproximação à prática profissional


Código: SS2210213    Sigla: S2
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 41 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 6,5 ECTS 120 162,5

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00
Inquéritos: 0,00

1TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00
Inquéritos: 16,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 2 12,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   0,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   0,00
Seminário Totais 2 4,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Sensibilização dos estudantes para alguns dos principais desafios que se colocam aos assistentes sociais no exercício da sua prática profissional:
1.1 Conhecer a natureza, estrutura e modo de funcionamento da instituição onde exerce a sua prática;
1.2 Conhecer as medidas de política social promovidas pelo Estado em cada momento histórico e os sistemas de protecção social que visam concretizá-las;
1.3 Conhecer os contextos geo-sociais a que os cidadãos e grupos com quem trabalham pertencem;
1.4 Compreender a centralidade da relação construída com os cidadãos na qualidade e efectividade do seu acesso ao bem-estar e aos direitos sociais.
2. Iniciação dos estudantes nas técnicas de observação de terreno e de recolha de informação.

Programa

1. Compreensão da missão, estrutura e cultura organizacionais: porquê e como conhecer;
2. Relação entre Estado Social, medidas de política social e sistemas de protecção social.
3. Introdução aos sistemas de protecção social e ao seu quadro normativo de referência;
4. Os exemplos do RSI e do CSI, dois apoios que se enquadram nas medidas de política social de combate à pobreza e exclusão social de todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade económica e social (o primeiro) e dos mais velhos o segundo);
5. A acção e o desenvolvimento humanos como acção e desenvolvimento em contexto e os limites dos modelos de intervenção centrados no indivíduo;
6. A relação como pedra angular na produção de mudanças no sistema-cliente e no seu quadro de vida;
7. Incursões na realidade: o processo de recolha de informação e o registo da informação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a reflexão dos estudantes sobre alguns dos principais desafios com que se confronta o AS na sua prática: a importância de conhecer a instituição onde trabalha para poder realizar um trabalho eficaz, ético e em conformidade com as necessidades dos cidadãos e com o aperfeiçoamento constante da organização; a importância de conhecer os processos sociais que estão na origem das múltiplas formas de exclusão social e os sistemas de proteção social, as medidas de política social e os apoios sociais que podem ser mobilizados para os corrigir; a importância de conhecer os indivíduos no território e nos múltiplos contextos sociais de que fazem parte, evitando que a sua acção se confine a um registo individualista; a importância de compreender o quanto a qualidade da relação construída com os indivíduos, famílias ou grupos com quem o AS trabalha condiciona as possibilidades de ocorrerem mudanças positivas nas suas condições de existência.
Os conteúdos programáticos procuram, ainda, promover a aprendizagem de alguns dos procedimentos a que recorre o profissional no exercício da sua prática como a técnica de observação, da entrevista, do registo.

Bibliografia Principal

Amaro, I. ;Serviço Social e desenvolvimento comunitárioin Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia (27-35), Santa Casa da Misericórdia., 2020
Diogo, F., Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., Branco, F., Amaro, I. ;A pobreza em Portugal: trajetos e quotidianos., Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos., 2021
Faermann, L. & da Silva, F. C. ;As implicações da burocracia na sociedade e seus rebatimentos no serviço social. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano, v. 8,nº 2, 51-59., 2015
Pena, M. João ;A relação profissional no quadro da intervenção do assistente social, in Revista Internacional de trabajo social y bienestar (133-138), nº 3., 2014
Pereirinha, J., Pereira, E., Branco, F., Amaro, I., & Costa, D.;Rendimento Adequado em Portugal - Um estudo sobre o rendimento suficiente para viver com dignidade em Portugal., Coimbra: Almedina, 2020
Pereirinha, J. A., Pereira, E., Lopes, A., Branco, F., Antunes, M., Murteira, M. C., Franco, M. R.;Regime de mínimos sociais em Portugal., Coimbra: Almedina, 2021

Métodos de Ensino

Como método de ensino, privilegiar-se-á a exposição dos conteúdos pelas docentes e a realização de dinâmicas interactivas - leituras colectivas de textos seleccionados, apresentações pelos alunos, simulações de entrevistas, visualização e análise de documentários, visitas orientadas a organizações onde os AS trabalham e/ou participação em iniciativas ou actividades institucionais (atribuição de cabazes, recolha de alimentos, festividades/celebrações comunitárias, etc.) - que exigem dos alunos um papel ativo, estimulando-os a trazer para a sala de aula as suas leituras, reflexões e dúvidas. Este método de ensino é compatível com um modelo de avaliação contínua, sustentado na participação ativa dos alunos nas aulas e na elaboração de registos, preparação de pequenas apresentações e representações (prática simulada) que treinem a sua capacidade de leitura, interpretação e reflexão crítica, mas também a sua iniciativa e competências sociais e emocionais.


Modo de Avaliação

2

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  128
  Total: 128

Avaliação Contínua

Avaliação contínua sem exame final

Avaliação Contínua


A avaliação contemplará dois elementos:
90% - Os trabalhos individuais e de grupo solicitados aos alunos no decurso das aulas.


10% - Participação nas aulas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma vez que, com a disciplina, se pretende que os alunos se apropriem de um conjunto de novos conhecimentos, considera-se indispensável investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada e coerente, tornando-os inteligíveis e apreensíveis. Estes momentos de carácter mais expositivo serão intercalados com outros que solicitam a implicação activa dos estudantes na preparação de pequenos trabalhos - registos, apresentações, trabalhos de grupo, etc - em que serão desafiados a descobrir, organizar e mobilizar os conteúdos/conceitos expostos.