Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
O programa da disciplina de Fenómenos Societais 3 define como objectivos:
1. Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades;
2. Ler e interpretar a desigualdade de classe nas sociedades contemporâneas;
3. Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas;
4. Conhecer e compreender a estrutura de classes da sociedade portuguesa e suas evoluções recentes.
Nesta cadeira de Fenómenos Societais 3 os estudantes deverão adquirir a capacidade de:
1. Problematizar a produção e reprodução das desigualdades sociais que estruturam as sociedades;
2. Aplicar as diferentes perspectivas de estudo da desigualdade disponíveis à realidade social concreta das sociedades contemporâneas;
3. Aplicar os conhecimentos obtidos à análise e evolução da estrutura de classes da sociedade portuguesa, bem como compreender as dinâmicas de mobilidade socialmente estabelecidas.
Programa
1. A configuração da desigualdade social nas sociedades contemporâneas
2. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade
2.1. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta
de Melvin Tumin
2.2. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais
2.2.1. O conceito de classe social de Marx
2.2.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas
2.2.3. A proposta de Olin Wright
3. Mobilidade e recomposição social
3.1. As grandes tendências da estrutura de classes em Portugal
3.2. Interpretação e operacionalização da noção de mobilidade social
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O debate da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade desenvolve-se em duas perspectivas fundamentais, no quadro do segundo objectivo da cadeira: ler e interpretar a desigualdade de classe nas sociedades contemporâneas, a perspectiva do consumo e a da produção como fontes de desigualdade. A primeira sustenta-se na proposta teórica de Melvin Tumin apresentada, igualmente, na bibliografia-base e complementar da cadeira.
A segunda sustenta-se no conceito de classe social de Marx, aprofundado por Nicos Poulantzas e Olin Wright.
Um outro objectivo curricular estabelece a necessidade de conhecer e compreender a estrutura de classes da sociedade portuguesa e suas evoluções recentes que se sustenta no desenvolvimento programático apresentado no ponto 3.1.
A necessidade de conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas é um outro objectivo da cadeira, que se sustenta no desenvolvimento programático apresentado no ponto 3.2.
Bibliografia Principal
Demartis, Lucia;¿Compêndio de Sociologia¿, Edições 70, 2002 (pp 130-131)
Poulantzas, Nicos,;¿Classes: os critérios políticos e ideológicos¿, in Teoria das Classes Sociais,, Pub. Escorpião, 1976 (pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225))
Stavenhagen R.;¿Classes sociales y estratificación¿ in Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada,, Ed. Península, 1971 ([pp 169-189, Tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981].)
Weber, Max;¿Classe, status e partido¿ in Estrutura de classe e estratificação social, Zahar Editores, 1976
Wright, E. O;Class Counts, Cambridge University Press, 1997
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino operacionaliza-se em:
- sessões teóricas: contemplam a análise, pelo docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão.
- sessões de orientação tutorial: contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos.
Os alunos optam por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Avaliação distribuída: Realização de dois testes de avaliação com a ponderação de 50%, cada um.
2) Avaliação por exame final.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Avaliação Contínua
Avaliação Final
Os alunos optam por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1) Avaliação distribuída: Realização de dois testes de avaliação com a ponderação de 50%, cada um.
2) Avaliação por exame final.
Provas e Trabalhos Especiais
De acordo com o RAC.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino procura, através da implementação de sessões teóricas e tutoriais, capacitar os alunos para articularem contributos disciplinares diversos na construção de explicações multidisciplinares que rompam com formas de pensar pré-construídas. A implementação destas sessões teóricas e tutoriais, bem como o reforço da ligação dos exercícios de avaliação de conhecimentos à realidade empírica - nomeadamente articulando a sua aplicação aos contextos específicos de estágio e seminário na perspectiva
da qualificação futura da prática profissional do assistente social - revela-se, assim, uma metodologia adequada para serem atingidos os objectivos da unidade curricular.