Código: | SS2210217 | Sigla: | GOS | |
Áreas Científicas: | ECONOMIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 41 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 27,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
1. O Terceiro Sector
2. Os recursos humanos
3. A produtividade
4. Avaliação e responsabilização
5. A constituição de alianças
6. Recolha de fundos
Os conteúdos estão organizados de forma
integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a
compreensão das organizações do 3º sector, principal empregador dos assistentes sociais. Parte-se de uma abordagem contextual das organizações que operam neste sector e das suas principais características para o estudo de alguns dos principais desafios que se colocam à gestão deste tipo de organizações, tendo por base os conceitos e funções da actividade gestionária.
Werther, W. B, Jr., Berman, E. M;Third Sector Management - The Art of Managing Nonprofit Organizations, Georgetown University Press/Washington, D.C., 2001. ISBN: ISBN 978-0-87840-843-6 |
Andrade, A. M., Franco, R.;Economia do conhecimento e organizações sem fins lucrativos, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007. ISBN: 978-972-8589-79-0 (disponível online) |
João M. S. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho,, Edições Sílabo, 2005 |
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
tutorial de acompanhamento aos trabalho de grupo, permitindo elucidar a compreensão das exigências, princípios e estratégias que devem orientar a gestão das organizações sociais.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Avaliação distribuída:
Um teste individual final (50%) e um trabalho de grupo com apresentação (50%: com 30% para o relatório escrito, 20% para a apresentação oral).
Exame escrito individual.
Conforme regulamentos.
Conforme regulamentos.
O método tutorial, de debate e de trabalho em sala adequa-se bem ao objetivo de aprendizagem das teorias e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.