• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210218
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia Social 1


Código: SS2210218    Sigla: PS1
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 42 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC aprofunda os conhecimentos e as implicações da Psicologia Social enquanto ciência dedicada à relação de interface entre os processos psicológicos e os fenómenos sociais. São competências necessárias dos/as alunos/as nesta UC: a) articular e integrar criticamente os conteúdos programáticos ministrados; b) conhecer e compreender o objeto da psicologia social e os principais temas abordados; c) compreender a dinâmica dos principais processos sociais com recurso aos conteúdos programáticos desenvolvidos; d) analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a bibliografia indicada e textos propostos pelo docente. Pretende-se, assim, que os/as alunos/as sejam capazes de abordar sustentadamente o entendimento de diferentes propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre o sujeito, os grupos e as dinâmicas sociais no quadro desta área da Psicologia.

Programa

1. Introdução à Psicologia Social
1.1. História da Psicologia Social: uma breve introdução
1.2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções
2. Influência Social e Persuasão
2.1. Normas Sociais: Os contributos de Sheriff
2.2. Conformidade: Os contributos de Asch
2.3. Obediência à Autoridade: Os contributos de Milgram
2.4 Influência Minoritária: Os contributos de Moscovici
3. Atitudes
3. 1. Formação de Atitudes e Consistência
3.2. Dissonância Cognitiva e Mudança de Atitudes

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento do conhecimento e compreensão das perspetivas gerais da psicologia social, destacando os contributos da Psicologia do Social para a intervenção social. Tomando por referência investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea, a organização dos conteúdos permite desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social e promover a reflexão sobre a ação humana produzida em contextos sociais.
Esta articulação entre os contributos da psicologia social e os seus níveis de análise na compreensão da realidade social, ao nível dos processos intra-individuais, interindividuais, grupais e intergrupais, permitirá aos estudantes compreender a importância da realidade social para a estruturação do ser humano, como promover as competências de intervenção, no âmbito social. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia social com os do serviço social.

Bibliografia Principal

Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017
Michener, A., Delamater, J., Myers;Psicologia Social, Thomson, 2005
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), AMGH editora, 2014
Neto, F.;Contribuições da psicologia social cognitiva para a compreensão do serviço social, 1991
Neto, F.;Psicologia social (Vol. I e II), Universidade Aberta, 2000

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos objetivos referidos. As aulas incluirão uma componente expositiva e metodologias ativas, como a análise e o debate de artigos ou outras fontes científicas e discussão em pequenos grupos sobre a aplicação dos conceitos abordados.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação para todos os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.