Código: | SS2210218 | Sigla: | PS1 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 42 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Esta UC aprofunda os conhecimentos e as implicações da Psicologia Social enquanto ciência dedicada à relação de interface entre os processos psicológicos e os fenómenos sociais. São competências necessárias dos/as alunos/as nesta UC: a) articular e integrar criticamente os conteúdos programáticos ministrados; b) conhecer e compreender o objeto da psicologia social e os principais temas abordados; c) compreender a dinâmica dos principais processos sociais com recurso aos conteúdos programáticos desenvolvidos; d) analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a bibliografia indicada e textos propostos pelo docente. Pretende-se, assim, que os/as alunos/as sejam capazes de abordar sustentadamente o entendimento de diferentes propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre o sujeito, os grupos e as dinâmicas sociais no quadro desta área da Psicologia.
1. Introdução à Psicologia Social
1.1. História da Psicologia Social: uma breve introdução
1.2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções
2. Influência Social e Persuasão
2.1. Normas Sociais: Os contributos de Sheriff
2.2. Conformidade: Os contributos de Asch
2.3. Obediência à Autoridade: Os contributos de Milgram
2.4 Influência Minoritária: Os contributos de Moscovici
3. Atitudes
3. 1. Formação de Atitudes e Consistência
3.2. Dissonância Cognitiva e Mudança de Atitudes
A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento do conhecimento e compreensão das perspetivas gerais da psicologia social, destacando os contributos da Psicologia do Social para a intervenção social. Tomando por referência investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea, a organização dos conteúdos permite desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social e promover a reflexão sobre a ação humana produzida em contextos sociais.
Esta articulação entre os contributos da psicologia social e os seus níveis de análise na compreensão da realidade social, ao nível dos processos intra-individuais, interindividuais, grupais e intergrupais, permitirá aos estudantes compreender a importância da realidade social para a estruturação do ser humano, como promover as competências de intervenção, no âmbito social. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia social com os do serviço social.
Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017 |
Michener, A., Delamater, J., Myers;Psicologia Social, Thomson, 2005 |
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), AMGH editora, 2014 |
Neto, F.;Contribuições da psicologia social cognitiva para a compreensão do serviço social, 1991 |
Neto, F.;Psicologia social (Vol. I e II), Universidade Aberta, 2000 |
Nesta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos objetivos referidos. As aulas incluirão uma componente expositiva e metodologias ativas, como a análise e o debate de artigos ou outras fontes científicas e discussão em pequenos grupos sobre a aplicação dos conceitos abordados.
1
Não aplicável.
A avaliação para todos os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.