Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1.Permitir o contato direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais.
2. Adquirir competências de seleção e articulação dos saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo.
3. Compreender os sistemas de proteção social e o seu quadro normativo de referência.
4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação.
5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e
promover dinâmicas de grupo.
Programa
1. Contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção
2. Quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais
3. Modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção.
3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação;
3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.
Bibliografia Principal
Almeida, J.L., Sousa, P.;Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Psicosoma, 2016
Almeida, J. L., Sousa, P. (org.);Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional, Homus, 2018
Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti;Política Social fundamentos e história, Cortez, 2009. ISBN: 9788524912597
Ander-Egg,;Investigacion y diagnostico para el trabajo social, Humanitas, 1990. ISBN: 950-582-201-5
Ander-Egg, E., Aguilar Idánez, M. J;Cómo elaborar um proyecto: Guía para disenar proyectos sociales y culturales, Lumem, 1995
Carvalho, M. I.;Serviço Social com Famílias, Pactor, 2015
Guerra, I;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Princípia, 2000
A concepção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.
Modo de Avaliação
2
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua
A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
a) Avaliação do trabalho de terreno (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas actividades de terreno, notas de campo, auto e hetero-avaliação do desempenhorelacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação) - 50%;
b) Pré-diagnóstico (trabalho final) - 40% (consultar grelha de critérios de avaliação);
d) Participação nas aulas - 10%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A inserção dos alunos em contextos institucionais (em função de 4 projetos de estágio) possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.