• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210220
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio em Serviço Social I


Código: SS2210220    Sigla: EI
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 39 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAP2

Seminário: 18,00
Orientação Tutorial: 9,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP1

Seminário: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP3

Seminário: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP4

Seminário: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Estágio: 0
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Marcelo Gallo   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 4,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00
Marcelo Gallo   1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00
Estágio Totais 4
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,00
Marcelo Gallo   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1.Permitir o contato direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais.
2. Adquirir competências de seleção e articulação dos saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo.
3. Compreender os sistemas de proteção social e o seu quadro normativo de referência.
4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação.
5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e
promover dinâmicas de grupo.

Programa

1. Contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção
2. Quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais
3. Modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção.
3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação;
3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.

Bibliografia Principal

Almeida, J.L., Sousa, P.;Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Psicosoma, 2016
Almeida, J. L., Sousa, P. (org.);Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional, Homus, 2018
Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti;Política Social fundamentos e história, Cortez, 2009. ISBN: 9788524912597
Ander-Egg,;Investigacion y diagnostico para el trabajo social, Humanitas, 1990. ISBN: 950-582-201-5
Ander-Egg, E., Aguilar Idánez, M. J;Cómo elaborar um proyecto: Guía para disenar proyectos sociales y culturales, Lumem, 1995
Carvalho, M. I.;Serviço Social com Famílias, Pactor, 2015
Guerra, I;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Princípia, 2000
Rogers, C.;Tornar-se Pessoa, Padrões Culturais, 2009

Métodos de Ensino

concepção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.


Modo de Avaliação

2

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
a) Avaliação do trabalho de terreno (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas actividades de terreno, notas de campo, auto e hetero-avaliação do desempenhorelacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação) - 50%;
b) Pré-diagnóstico (trabalho final) - 40% (consultar grelha de critérios de avaliação);
d) Participação nas aulas - 10%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A inserção dos alunos em contextos institucionais (em função de 4 projetos de estágio) possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.