• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210222
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Direitos Humanos


Código: SS2210222    Sigla: DH
Áreas Científicas: DIREITO

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 45 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 18,00
Orientação Tutorial: 9,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Adriana Manuela Carvalho Gomes Neves   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Adriana Manuela Carvalho Gomes Neves   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Proporcionar aos alunos o conhecimento de noções essenciais sobre direitos fundamentais. São consideradas relevantes as questões relativas à evolução histórica e conceptual dos direitos humanos, a natureza dos direitos, liberdades e garantias na Constituição da República Portuguesa, os fundamentos teóricos subjacentes aos direitos fundamentais, e os sistemas de protecção nacional, regional e internacional.

Programa

I - INTRODUÇÃO: O ESTADO, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A SUA EVOLUÇÃO 1. O Estado e os direitos fundamentais 2. A evolução dos direitos fundamentais 3. Distinção dos direitos fundamentais face a conceitos afins II ¿ SENTIDO E VALOR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM PORTUGAL 1. O sistema de direitos fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976 2. A classificação dos direitos fundamentais: a divisão sistemática entre direitos, liberdades e garantias e direitos económicos, sociais e culturais 3. O regime geral dos direitos fundamentais 4. O regime específico dos direitos, liberdades e garantias 5. O regime específico dos direitos económicos, sociais e culturais 6. A restrição e a suspensão de direitos III - OS MECANISMOS NACIONAIS DE PROTECÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS 1. Os meios de defesa jurisdicionais 2. Os meios de defesa não jurisdicionais IV- OS MECANISMOS INTERNACIONAIS E REGIONAIS DE PROTECÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS 1. A protecção internacional dos Direitos Humanos 2. A protecção regional dos Direitos Humanos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa inclui módulos que abrangem os conceitos fundamentais dos Direitos Humanos, incluindo a história dos Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os principais tratados e convenções internacionais. Isso permite que os alunos adquiram uma compreensão sólida dos princípios e conceitos essenciaiss.. Os conteúdos programáticos são estruturados de forma a desafiar os alunos a analisarem criticamente questões complexas, como conflitos de Direitos Humanos, dilemas éticos e desafios contemporâneos.

Bibliografia Principal

José de Melo Alexandrino;Direitos Fundamentais - Introdução , Principia, 2011
Cristina Queiroz;;Direitos Fundamentais Sociais, Coimbra Editora, 2006
Organização das Nações Unidas;Direitos Humanos e Serviço Social, 1999

Bibliografia Complementar

Jorge Miranda;Manual de Direito Constitucional - tomo iv - Direitos Fundamentais, Coimbra Editora, 2012
Manuel Couret Branco;Economia Política dos Direitos Humanos,, Edições Sílabo, 2012

Métodos de Ensino

Exposição teórica, seguida, quando pertinente, de discussão de casos práticos e jurisprudência


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Modos de avaliação:

- Avaliação distribuída (ponderação de 50% para trabalho de grupo escrito e apresentação do mesmo e 50% para exame final)

- exame final (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Aulas expositivas e discussões em sala de aula são usadas para fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimento sobre os conceitos fundamentais dos Direitos Humanos. Leituras de textos e estudos de caso ajudam os alunos a aplicar esses conceitos na prática.Apresentações orais, e debates incentivam os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação eficaz, ajudando-os a expressar suas opiniões e ideias de forma clara e persuasiva.