Psicopatologia
Ocorrência: 2024/25 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
2TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta UC pretende levar os estudantes a :
- Refletir sobre os conceitos de normalidade e patologia mental;
- Conhecer os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais;
- Conhecer os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas;
-Adquirir conhecimentos gerais de psicopatologia descritiva e compreensiva, com ênfase em: características clínicas e diagnósticas, evolução e prognóstico.
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Refletir criticamente sobre a patologia mental, contextualizando-a na dimensão histórica e cultural do indivíduo;
- Compreender e utilizar o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais;
- Saber identificar os principais sinais e sintomas dos quadros psicopatológicos mais prevalentes na população adulta e idosa;
- Identificar comportamentos facilitadores de uma atitude empática e de escuta ativa
Programa
1 Introdução à psicopatologia: o normal e o patológico
2. abordagens contemporâneas da psicopatologia e os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.
21 Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2 Classificação Internacional de Doenças.
3. Os quadros psicopatológicos (descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial);
3.1 Perturbações do humor
3.2 Perturbações de ansiedade
3.3 Perturbações do comportamento alimentar
3.4 Esquizofrenia e outras perturbações psicóticas
3.5 Perturbações da personalidade
3.6 Perturbações da terceira idade
4. Noções básicas de psicofarmacologia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Clarificação dos conceitos de normalidade e de patologia no âmbito da sáude mental, asssim como exploração de diferentes modelos teóricas que possibilitam distintos olhares sobre a patologia mental.
Abordagem das perturbações mentais mais prevalentes ao longo da idade adulta possibiltando maior literacia dos estudantes no contexto da saúde mental.
Bibliografia Principal
American PsychiatricAssociation ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013 |
Abreu, J. L. P.; Introdução à psicopatologia compreensiva, Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas, 2009. ISBN: 978-972-3106-39-8 |
Correia, D. T.;Manual de psicopatologia, Lidel, 2014. ISBN: 978-989-752-068-6 |
Hersen, M., & Beidel, D. C. ;Adult Psychopathology and diagnosis (6th ed). , John Wiley and Sons, 2012 |
Maddux, J. E., & Winstead, B;Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding, Routledge., 2012 |
Bibliografia Complementar
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.) , 2007 (retirado de: http://www.who.int/classifications/icd/en/) |
Firmino, H., Simões, M. R., Cerejeira, J.;Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016. ISBN: 978-989-752-147-8 |
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina tem duas componentes distintas:
1.teórica (utilização de metodologia expositiva para o ensino dos conceitos fundamentais da psicopatologia).
2. teórico-prática (elaboração de um caso clínico -seleção de uma das perturbações lecionadas - para ser analisado e discutido; inclusão de uma proposta de atuação dos profissionais de serviço social no campo da saúde mental.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Total: |
48 |
Avaliação Contínua
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) apresentação oral do trabalho desenvolvido em grupo relativo a uma perturbação mental selecionada das lecionadas; (ii) realização de uma prova escrita na data do exame.
Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: apresentação oral do trabalho desenvolvido em grupo relativo a uma perturbação mental selecionada entre as lecionadas (50%) e prova escrita (50%).
Relativamente ao trabalho:
- a apresentação oral será avaliada de acordo com os seguintes critérios:
1. Domínio do tema
2. Sustentação teórica dos argumentos
expostos
3. Originalidade de abordagem ao tema
4. Estruturação da apresentação
5. Gestão de tempo
6. Participação efetiva dos elementos do
grupo
7. Capacidade de esclarecimento de
dúvidas
tendo a seguinte ponderação: docente (45%) + avaliação por pares (5%) ¿ data
a definir
- é obrigatória a entrega do material de suporte ¿ data a definir
Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.
Avaliação Final
Exame final (100% de ponderação)
Provas e Trabalhos Especiais
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Melhoria realizada através de exame final (100%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objectivos e conteúdos da disciplina.
Na componente teórica, serão utilizadas metodologias de ensino expositivas. No âmbito da componente teórico-prática, apela-se à participação ativa dos estudantes, promovendo uma ligação entre a perturbação mental com que vão observando no respetivo contexto de estágio académico. Pretende-se estimular a reflexão prática sobre formas de atuação sustentadas nos conhecimentos científicos que o estudante deverá adquirir.