Código: | SS2210234 | Sigla: | EIII | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 57 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 7,5 ECTS |
Seminário: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Estágio: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Seminário: | 10,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Estágio: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Seminário: | 6,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Estágio: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Seminário: | 20,00 |
Orientação Tutorial: | 10,00 |
Estágio: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
OBJETIVOS
OA1. Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo;
OA2. Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de ação do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo;
OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.
COMPETÊNCIAS
1.Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo;
2. Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
3. Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
4. Ter domínio da escrita científica.
I. Seminário
Os tópicos enunciados em CP1 e em CP2 visam atingir o OA1 e OA2. Os tópicos apresentados em CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir o OA3.
A UC organiza-se em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos tópicos enunciados em CP2 e CP3 que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes na componente tutorial da unidade curricular. Está previsto o recurso a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação, considerando a oportunidade de contacto dos estudantes, em Aulas Abertas, com profissionais convidados (ME3).
2
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a boas práticas no campo do Serviço Social.