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Estatística 1


Código: SS2210236    Sigla: E1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://www.sigarra-isssp.pt/isssp/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=SS2210236&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 82 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 15,00
Orientação Tutorial: 15,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   1,00

Software

MS Excel

jamovi

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais.

Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social, nomeadamente:

Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social;

Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo;

Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social;

Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização de software (jamovi)

Programa

Revisão de conceitos básicos de matemática


Introdução geral: noções base da Estatística

  • Âmbito e Objetivo da Estatística.
  • População e Amostra.
  • Etapas do Método de Análise Estatística
Estatística Descritiva.
  • Classificação dos dados segundo a sua natureza
  • Técnicas de tratamento de dados:
  • Tabela de frequências
  • Representações Gráficas: Gráfico de barras; Histograma; gráfico circular (pizza), Diagrama de extremos e quartis (caixa-e-bigodes, etc.
  • Medidas de Localização:
    • Medidas de tendência central: Média; Mediana; Moda
    • Medidas de tendência não central: Quartis, Percentis e Decis
  • Medidas de Dispersão - Absoluta: Variância e Desvio padrão
  • Medidas de Dispersão: Relativa: Coef. de dispersão e coef. de variação
  • Medidas de Forma: Assimetria e Achatamento/Curtose.
  • Medidas de concentração. Curva de Lorenz e Índice de Gini

Distribuições bidimensionais (dados bivariados)

  • Dados qualitativos: Tabela de contingência. Distribuição conjunta. Distribuições marginais.

  • Dados quantitativos: Análise de Correlação: Coeficiente de correlação de Pearson, Coeficiente de determinação e Diagrama de dispersão
    • Coeficiente de correlação de Spearman

Introdução à análise estatística de dados com software (jamovi)

  • Codificação de variáveis.
  • Selecionar e filtrar a base de dados.
  • Transformação e manipulação de variáveis.
  • Recodificação de variáveis
  • Cálculo de valores.
  • Introdução à análise descritiva de dados univariados e bivariados.
  • Tabelas de frequências / Tabelas de contingência (dupla entrada)
  • Estatísticas descritivas
  • Representações gráficas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo desenvolvido no no programa apresentado fornece conhecimentos básicos de estatística descritiva exploratória com vista à sua aplicação no cálculo e interpretação de indicadores, permitindo dessa forma concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo, assim como contribuir para a interpretação dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade.

A utilização de um software de estatística (jamovi), vai permitir que os diferentes indicadores estatísticos/representações gráficas, sejam aplicadas a um grande volume de dados.

Bibliografia Principal

Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, 2007
Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000
Hill, A., Neves, C. e Pereira, A.;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011
Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992
Maroco, J. ;nálise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS (6ª edição), Edições Sílabo, 2014

Métodos de Ensino

Demonstrativo (Aulas expositivas)

Activo (aulas de realização de exercícios práticos)


Nas aulas teórico-práticas, os métodos de ensino serão predominantemente expositórios (demonstrativos).

Nas aulas de orientação tutorial, serão resolvidos problemas sob orientação do professor prevalecendo uma forte interação entre os conceitos teóricos e a sua aplicação concreta. É ainda realizado um apoio individual aos alunos.


O ensino da unidade curricular é complementado com o período de atendimento aos alunos.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua


Avaliação Final

A avaliação da unidade curricular de Estatística 1, será realizada segundo o método de Avaliação Distribuída. Irão ser realizados dois testes escritos e individuais com ponderação para a classificação final de 50% cada.


A avaliação final da unidade curricular de Estatística 1 é realizado de acordo com o Artigo 11 do RAC para a Avaliação Distribuída:


1. O método de avaliação distribuída implica a realização de pelo menos dois exercícios, sendo que obrigatoriamente: i) um deles tem que ser escrito e individual; ii) um deles tem que ser entregue ou realizado na data do exame final.

2. Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 65% do número total de aulas, exceto os estudantes abrangidos pelos regulamentos especiais nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001¿;

3. A justificação das faltas não lhes retira a sua qualidade eliminatória. Compete ao docente decidir se dispõe de condições mínimas para avaliar o Estudante.

4. A assiduidade e participação ativa nas aulas poderão ser consideradas na ponderação final da nota, não podendo o total das duas exceder 10% da nota final.

5. Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores, e desde que nas classificações parcelares, publicadas em pauta oficial, consigam ter, pelo menos, a nota mínima de seis valores e meio (6,5).

6. Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso.

7. Os estudantes que optarem pela modalidade de avaliação distribuída podem desistir e optar por realizar exame final, desde que o comuniquem por escrito aos docentes até a penúltima semana (inclusive) antes do fim do respetivo semestre.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas teórico-práticas são predominantemente demonstrativas (expositórias), com o objetivo de ensinar aos alunos os conhecimentos básicos em Estatística Descritiva e respetiva aplicação em contexto prático.

Nas aulas de orientação-tutorial os alunos resolvem problemas concretos que lhes permitem aplicar os conhecimentos adquiridos e ainda esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada.

A parte do programa relativa à utilização de software (jamovi), terá um caráter demonstrativo/expositivo, centrando-se na explicação das potencialidades deste software estatístico, nomeadamente, no tratamento de informação relacionada com a área de serviço social.