Código: | SS2210236 | Sigla: | E1 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Página Web: | https://www.sigarra-isssp.pt/isssp/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=SS2210236&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023 |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 82 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 3,5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 15,00 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
MS Excel
jamovi
Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais.
Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social, nomeadamente:
Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social;
Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo;
Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social;
Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização de software (jamovi)
Introdução geral: noções base da Estatística
Distribuições bidimensionais (dados bivariados)
Introdução à análise estatística de dados com software (jamovi)
O estudo desenvolvido no no programa apresentado fornece conhecimentos básicos de estatística descritiva exploratória com vista à sua aplicação no cálculo e interpretação de indicadores, permitindo dessa forma concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo, assim como contribuir para a interpretação dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade.
A utilização de um software de estatística (jamovi), vai permitir que os diferentes indicadores estatísticos/representações gráficas, sejam aplicadas a um grande volume de dados.
Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002 |
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, 2007 |
Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000 |
Hill, A., Neves, C. e Pereira, A.;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011 |
Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992 |
Maroco, J. ;nálise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018 |
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS (6ª edição), Edições Sílabo, 2014 |
Demonstrativo (Aulas expositivas)
Activo (aulas de realização de exercícios práticos)
Nas aulas teórico-práticas, os métodos de ensino serão predominantemente expositórios (demonstrativos).
Nas aulas de orientação tutorial, serão resolvidos problemas sob orientação do professor prevalecendo uma forte interação entre os conceitos teóricos e a sua aplicação concreta. É ainda realizado um apoio individual aos alunos.
O ensino da unidade curricular é complementado com o período de atendimento aos alunos.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
A avaliação da unidade curricular de Estatística 1, será realizada segundo o método de Avaliação Distribuída. Irão ser realizados dois testes escritos e individuais com ponderação para a classificação final de 50% cada.
A avaliação final da unidade curricular de Estatística 1 é realizado de acordo com o Artigo 11 do RAC para a Avaliação Distribuída:
As aulas teórico-práticas são predominantemente demonstrativas (expositórias), com o objetivo de ensinar aos alunos os conhecimentos básicos em Estatística Descritiva e respetiva aplicação em contexto prático.
Nas aulas de orientação-tutorial os alunos resolvem problemas concretos que lhes permitem aplicar os conhecimentos adquiridos e ainda esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada.
A parte do programa relativa à utilização de software (jamovi), terá um caráter demonstrativo/expositivo, centrando-se na explicação das potencialidades deste software estatístico, nomeadamente, no tratamento de informação relacionada com a área de serviço social.