Código: | SS2210239 | Sigla: | TAC | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 38 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 2 ECTS |
Teórico-Práticas: | 13,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A UC visa analisar diversos contextos comunicacionais que fazem parte dos campos de intervenção dos Assistentes Sociais e os processos comunicacionais da esfera relacional da sua intervenção (princípios, saberes, valores do processo de interação do Assistente Social com as populações; processos de negociação, cooperação e mediação em Serviço Social)
- Compreender os processos sociais das dinâmicas de conflito, negociação e mediação em diferentes âmbitos de atuação do Assistente Social;
- Fomentar nos estudantes a aquisição de competências necessárias para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva;
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências necessárias para a introdução da temática da mediação, no exercício profissional futuro;
1.Contextos de comunicação
1.1 Caraterísticas efetivas de comunicação
1.3 A esfera relacional da intervenção
2. Os princípios do saber na interação com as populações
2.1 Criar clima favorável à interação
2.2 Enfrentar os bloqueios na comunicação
2.3 Controlo de juízos e valores
2.4 Gestão da sensibilidade e controlo de emoções
3. Conflito, Negociação e cooperação
3.1. Contextos e tipologias de conflitos
3.2. Fases e consequências do conflito
3.3.A natureza da negociação
3.4 Etapas de negociação
3.5 Estratégias e táticas negociais
3.6 Negociação com os utentes e com os serviços
A coerência dos conteúdos com os objetivos da UC encontra-se assegurada dado que os pontos do programa contemplam os três vectores enunciados nos objetivos: comunicação, negociação e cooperação.
Granja, Berta Pereira ;Assistente Social - Identidade e Saber , Universidade do Porto, 2008 |
Cunha,P. & Monteiro, A.P ;Gestão de Conflitos na Escola , Pactor, 2018. ISBN: 9789896930844 |
Monteiro, A.P. & Cunha;Gestão de Conflitos na Família , Pactor, 2019. ISBN: 9789896930882 |
Cunha, P. & Leitão, S. ;Manual de Gestão Construtiva de Conflitos , Fundação Fernando Pessoa, 2021. ISBN: 9789896431686 |
Federação Nacional de Mediadores de Conflitos (Org.) ;Casos Práticos de Mediação de Conflitos - Relatos Reais , Pactor, 2021. ISBN: 9879896931308 |
Ripol-Millet, A. ;Familia, trabajo social y mediación., Paídos, 2001. ISBN: 8449310172 |
Santos, C., Albuquerque, C., & Neves Almeida, H. ;Serviço social: mutações e desafios, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 972-989-26-0266-0 |
Figueiredo L. J. L;A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradores, Universidade Católica Portuguesa, 2012 |
Oliveira, F. N. S ;Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna, Universidade Nova de Lisboa , 2018 (https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4) |
As metodologias de ensino passam por processos de autoscopia dos estudantes para a aquisição de competências nos diversos módulos programáticos da UC: comunicação, negociação e mediação. Serão realizados exercícios práticos: análise de casos e participação em role-play (dinâmicas de negociação e mediação) e serão utilizadas técnicas de análise interpessoal (aplicação de escalas de atitude e questionários). Recorrer-se-á também a convidados com vista a apresentar aos estudantes algumas das metodologias e estratégias de negociação e mediação de conflitos que utilizam no campo da intervenção social.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
1.1 Exercício escrito individual sobre os conteúdos programáticos ¿ 50%
1.2 Exercício prático de simulação de uma situação de conflito e proposta de mediação/negociação ¿ Trabalho de grupo (máximo 3 elementos) (50%.)
OU
2. EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos ao nível comunicacional, que facilite a sua relação profissional com os utilizadores dos serviços/ equipas de trabalho. Pretende-se, ainda, que os alunos compreendam os mecanismos operacionais/estratégias de intervenção que poderão utilizar em processos de negociação e mediação em situações de tensão/crispação Considera-se que as metodologias de ensino aprendizagem acima descritas oferecem a melhor solução para atingir estes objetivos. Por sua vez, a utilização de técnicas de análise interpessoal (escalas de atitude e questionários) cumpre o objetivo de facilitar o autoconhecimento dos alunos, condição essa fundamental para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva.