• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210239
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas de Animação e Comunicação


Código: SS2210239    Sigla: TAC
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 38 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 13,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A UC visa analisar diversos contextos comunicacionais que fazem parte dos campos de intervenção dos Assistentes Sociais e os processos comunicacionais da esfera relacional da sua intervenção (princípios, saberes, valores do processo de interação do Assistente Social com as populações; processos de negociação, cooperação e mediação em Serviço Social)

- Compreender os processos sociais das dinâmicas de conflito, negociação e mediação em diferentes âmbitos de atuação do Assistente Social;

- Fomentar nos estudantes a aquisição de competências necessárias para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva;

- Proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências necessárias para a introdução da temática da mediação, no exercício profissional futuro;

Programa

1.Contextos de comunicação
1.1 Caraterísticas efetivas de comunicação
1.3 A esfera relacional da intervenção

2. Os princípios do saber na interação com as populações
2.1 Criar clima favorável à interação
2.2 Enfrentar os bloqueios na comunicação
2.3 Controlo de juízos e valores
2.4 Gestão da sensibilidade e controlo de emoções

3. Conflito, Negociação e cooperação
3.1. Contextos e tipologias de conflitos
3.2. Fases e consequências do conflito
3.3.A natureza da negociação
3.4 Etapas de negociação
3.5 Estratégias e táticas negociais
3.6 Negociação com os utentes e com os serviços

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A coerência dos conteúdos com os objetivos da UC encontra-se assegurada dado que os pontos do programa contemplam os três vectores enunciados nos objetivos: comunicação, negociação e cooperação.

Bibliografia Principal

Granja, Berta Pereira ;Assistente Social - Identidade e Saber , Universidade do Porto, 2008
Cunha,P. & Monteiro, A.P ;Gestão de Conflitos na Escola , Pactor, 2018. ISBN: 9789896930844
Monteiro, A.P. & Cunha;Gestão de Conflitos na Família , Pactor, 2019. ISBN: 9789896930882
Cunha, P. & Leitão, S. ;Manual de Gestão Construtiva de Conflitos , Fundação Fernando Pessoa, 2021. ISBN: 9789896431686
Federação Nacional de Mediadores de Conflitos (Org.) ;Casos Práticos de Mediação de Conflitos - Relatos Reais , Pactor, 2021. ISBN: 9879896931308

Bibliografia Complementar

Ripol-Millet, A. ;Familia, trabajo social y mediación., Paídos, 2001. ISBN: 8449310172
Santos, C., Albuquerque, C., & Neves Almeida, H. ;Serviço social: mutações e desafios, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 972-989-26-0266-0
Figueiredo L. J. L;A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradores, Universidade Católica Portuguesa, 2012
Oliveira, F. N. S ;Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna, Universidade Nova de Lisboa , 2018 (https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4)

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam por processos de autoscopia dos estudantes para a aquisição de competências nos diversos módulos programáticos da UC:  comunicação, negociação e mediação. Serão realizados exercícios práticos: análise de casos e participação em role-play (dinâmicas de negociação e mediação) e serão utilizadas técnicas de análise interpessoal (aplicação de escalas de atitude e questionários). Recorrer-se-á também a convidados com vista a apresentar aos estudantes algumas das metodologias e estratégias de negociação e mediação de conflitos que utilizam no campo da intervenção social.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

A Avaliação da disciplina poderá ser feita da seguinte forma:

AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de:

1.1 Exercício escrito individual sobre os conteúdos programáticos ¿ 50%

1.2 Exercício prático de simulação de uma situação de conflito e proposta de mediação/negociação ¿ Trabalho de grupo (máximo 3 elementos) (50%.)

OU


2. EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos ao nível comunicacional, que facilite a sua relação profissional com os utilizadores dos serviços/ equipas de trabalho. Pretende-se, ainda, que os alunos compreendam os mecanismos operacionais/estratégias de intervenção que poderão utilizar em processos de negociação e mediação em situações de tensão/crispação Considera-se que as metodologias de ensino aprendizagem acima descritas oferecem a melhor solução para atingir estes objetivos. Por sua vez, a utilização de técnicas de análise interpessoal (escalas de atitude e questionários) cumpre o objetivo de facilitar o autoconhecimento dos alunos, condição essa fundamental para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva.