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Desenvolvimento Comunitário


Código: SS2210244    Sigla: DC
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 55 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 18,00
Orientação Tutorial: 9,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00
Marcelo Gallo   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,50
Marcelo Gallo   0,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1 - Proporcionar o contato com temas e conteúdos fundamentais acerca do desenvolvimento e da desigualdade social em Portugal, desafiando o aluno a participar  da construção do conhecimento crítico sobre a realidade sócio, política e econômica de Portugal.

2 - Desenvolver a percepção da importância das interpretações acerca do desenvolvimento econômico e desigualdade social em países periféricos para a compreensão dos aspectos sociais, políticos e econômicos, objetivando entender a realidade para transformá-la.

3 ¿ Compreender o contexto histórico do serviço social em Portugal e sua relação com o trabalho comunitário;

4 ¿ Analisar o debate do desenvolvimento comunitário a luz do contexto do desenvolvimento do sistema capitalista;

5 ¿ Verificar como a teoria de Amartya Sem sobre o desenvolvimento como liberdade é incorporado pela agenda neoliberal na construção de Políticas Sociais Públicas;

6 ¿ Identificar as principais metodologias participativa de trabalho comunitário;

7 ¿ Apreender a construção de um projeto de desenvolvimento comunitário de camadas populares com maior grau de vulnerabilidade social.


Programa

O Programa está dividido em 4 Unidades:

Unidade 1: Desenvolvimento Capitalista e Desigualdade Social; Desenvolvimento Social de Portugal; A desigualdade social em Portugal e as respostas publicas para este processo;

Unidade 2: O serviço social português e sua interface com a construção de políticas sociais públicas; O trabalho comunitário do serviço social português

Unidade 3: O Desenvolvimento como liberdade na teoria de Amartya Sen; A incorporação de parte da tese de Amrtya Sem pela agenda neoliberal

Unidade 4: Projeto de desenvolvimento comunitário; Etapas do processo de construção do projeto; O projeto para atender demandas específicas de camadas sociais mais vulneráveis em Portugal.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos mobilizam diversos contributos teóricos e metodológicos para compreender a intervenção social na óptica do desenvolvimento comunitário e a imprescindibilidade da implicação dos actores locais (grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, órgãos de poder local, agentes institucionais e empresariais, associações de base local, ¿) no processo. Ao mesmo tempo, avançam com elementos relevantes para problematizar o papel que o Serviço Social tem/deve ter neste campo de acção, identificando e definindo os mais importantes procedimentos e modos de fazer a ele associados. Providenciam ainda ferramentas no domínio do saber conceber e programar projectos de intervenção com a(s) comunidade(s) e em parceria.

Bibliografia Principal

Glória Pérez Serrano;Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto Editora. ISBN: 54-277-1041-0
Capucha, L. ;Planeamento e Avaliação de Projectos - Guião prático
Cavalieri, I., Almeida, H;Power, Empowerment and Social Participation- the Building of a Conceptual Model, European Journal of Social Sciences Education and Research, , 2018
Costa, A., B. ;Um olhar sobre a pobreza ¿ vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo, Gradiva, 2008
Fragoso, A. ;Desenvolvimento Participativo: uma sugestão de reformulação conceptual, Revista Portuguesa de Educação, 18(1), 23-51, 2005
Guerra, I. ;Participação e acção colectiva, . S. João do Estoril: Principia, 2006
Nunes, N. ;Desigualdades Sociais e Práticas de Ação Coletiva na Europa., Editora Mundos Sociais, 2013

Métodos de Ensino

Disciplina com carácter teórico-prático, pelo que a metodologia de ensino-aprendizagem é orientada em dois sentidos: aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos, ilustrados com exemplos concretos e fazendo apelo à participação e pensamento crítico dos alunos, sobretudo capitalizando as suas experiências no quadro do trabalho de terreno; aulas práticas: (I) reflexão acerca de práticas de trabalho social com comunidades (colaboração de profissionais do terreno); (II) exercitação e treino de competências no domínio da formação e dinamização de grupos, de acções colectivas e da construção de parcerias. Em conformidade com a natureza dos conteúdos programáticos e metodologia de ensino, a avaliação integrará dois momentos: um teste destinado à avaliação dos conhecimentos teórico-abstractos; trabalho de grupo onde os alunos serão desafiados a conceber e planificar um projecto de intervenção para fazer face aos problemas e necessidades de uma comunidade real ou hipotética.


Modo de Avaliação

2

Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 
a) Avaliação distribuída (Artigo 11º do RAC)
I. 1 teste escrito: ponderação de 50% cada teste. 
O 1º teste ocorrerá no dia 27 de março de 2025. 
II. Conceção e apresentação de um projeto de desenvolvimento comunitário (exercício de grupo).

b) Exame final (Artigo 12º do RAC) que consistirá na realização de um exame escrito individual na época de exame.
Ponderação de 100%.

Avaliação Final

De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimento




Provas e Trabalhos Especiais

Não Aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimento

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento comunitário e sobretudo de competências no domínio da intervenção em comunidades pressupõe o recurso a processos pedagógicos dinâmicos e interactivos. Processos pedagógicos que envolvam os alunos numa alternância entre teoria e prática, numa aprendizagem ancorada na exemplificação e em práticas de simulação em contexto de sala de aula (exercícios práticos em torno da dinamização de reuniões, do tratamento de conflitos, da organização e dinamização de grupos de moradores com base em interesses colectivos, da construção de parcerias, etc.) e no acesso a práticas de intervenção em comunidade, recorrendo à colaboração de assistentes sociais que as desenvolvam.