Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
OA1. Dotar os estudantes de métodos robustos e estruturados para conceber, planear e escrever um relatório técnico-científico.
OA2. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre as diferentes modalidades de relatórios em função do tipo de pesquisa desenvolvida.
OA3. Dotar os estudantes de competências para o uso das ferramentas disponíveis nos programas de edição de texto.
Programa
1. Introdução: conceitos e características gerais de um relatório
2. Organização de relatórios técnico-científicos
2.1. De pesquisa quantitativa
2.2. De pesquisa qualitativa
2.3. De pesquisa etnográfica
2.4. De pesquisa de métodos mistos
3. Utilização das ferramentas do Word para a elaboração do relatório
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A UC destina-se a preparar os estudantes para a elaboração, de forma rigorosa e cientificamente sustentada, de relatórios de natureza técnico-científica. Para o efeito, o programa versa sobre 3 dimensões fundamentais: um ponto introdutório de discussão de conceitos e de identificação das características gerais de um relatório dando cumprimento aos OA1, OA2 e OA3; um ponto destinado à identificação das principais especificidades dos relatórios em função do tipo de pesquisa realizada dando cumprimento ao OA2; um ponto destinado ao uso das ferramentas de Word para a realização do relatório dando cumprimento ao OA3.
Bibliografia Principal
Booth, C. et al. ;A Arte da Pesquisa, Martins Fonte, 2000
Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. ;Bryman's Social Research Methods, Oxford University Press, 2021
Eco, H. ;Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, 2015
Gil, P. J. S & Relvas, A. F. C ;O pequeno livro da dissertação, Instituto Superior Técnico, 2015
Oliveira, L. A. ;Escrita Científica, Lidel, 2018
Rubin, A., & Babbie, E. ;Empowerment Series: Research Methods for Social Work, Cengage Learning., 2016
Métodos de Ensino
As aulas, de natureza teórico-prática, terão uma componente mais expositiva dos conteúdos programáticos por parte das docentes e uma componente prática, de análise concreta de exemplos de relatórios e de aplicação prática dos conteúdos.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Avaliação Contínua
Em termos de avaliação os alunos poderão optar por:
1. Avaliação distribuída que contemplará:
a) a aplicação prática dos conteúdos à elaboração de um relatório (individual ou de grupo - máximo 2 estudantes) em articulação com uma UC do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social (ponderação de 45%); realização de uma prova individual a realizar no período dos exames (ponderação de 45%).
b) a participação nas aulas (10% da nota final: 5% para a assiduidade - 1 valor para quem assistir a 75% ou mais das aulas; 5% para a participação ativa nas aulas)
Nota: No caso dos estudantes com estatuto de trabalhador estudante e que não possam assistir às aulas a ponderação das provas será de 50% cada uma.
2. Exame final - um exame escrito (100%)
Avaliação Final
Avaliação distribuída
1 relatório - 45%
1 prova individual - 45%
Participação nas aulas - 10%
Exame final
Exame - 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A aquisição de competências no plano da elaboração de relatórios técnico-científicos pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que não se centrem exclusivamente na exposição de conteúdos programáticos (OA1, OA2 e OA3), mas, sobretudo, que envolvam os estudantes em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos apreendidos (OA2 e OA3). A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de elaboração e reação de trabalhos técnico-científicos. Deste modo, o recurso a aulas práticas é fundamental para que os estudantes experimentem através não só da análise de exemplos de relatórios, mas, sobretudo, pela via da elaboração do seu próprio relatório.