OA1. Promover a reflexão sobre a evolução dos Direitos Humanos e o campo de conhecimento da Ética,
da Bioética e da Neuro ética.
OA2. Capacitar os estudantes para refletir sobre Ética entendida como conjunto de Valores orientadores da
conduta humana e sua relação com as formas de Estado.
OA3. Refletir sobre a Ética enquanto campo de conhecimento aplicado à Profissão, designadamente nos
Atos Profissionais do Assistente Social e relação com o Poder.
OA4. Adquirir conhecimentos sobre teorias éticas, problemas e dilemas éticos e deontológicos relacionados
com a investigação e intervenção nas Neurociências Cognitivas Clínicas e Sociais.
CP1. Ciência, Democracia e Direitos Humanos
1.1 Uma abordagem aos Direitos Humanos perspetivados no Tempo: a evolução científico tecnológica e a Ética, Bioética e Neuro Ética
1.2 A Profissão de Assistente Social na Era da Neuroética: Saberes Científicos, Direitos Humanos e
Relações com o Poder
CP2. Questões introdutórias: Diferenciação conceptual entre Ética, Moral e Deontologia
2.1 Ética e racionalidade da ação humana: porque atuo deste modo
2.2 Moral e regulamentação da ação: como devo atuar
2.3 Deontologia - ética profissional normativa: como devo atuar enquanto profissional
CP3. Serviço Social, Neurociências e Comportamentos Éticos
3.1 Para uma prática mais comprometida e ética em Serviço Social: Empatia e Neuroplasticidade
3.2 Ética, Bioética e Virtudes
3.3 Código Deontológico, dilemas éticos e tomadas de decisão na prática profissional: casos práticos
CP4. Desafios éticos na investigação e na intervenção das equipas transdisciplinares
4.1 Teorias Éticas e o "engano" na pesquisa: o paradoxo do consentimento informado
4.2 Problemas éticos relacionados com a pesquisa em neurociências cognitivas, clínicas e sociais