• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > ss2210233
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Diagnóstico Socio-Institucional 1


Código: ss2210233    Sigla: DSI1
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 58 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 15,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão dos seus interesses.
. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objetivos pela implementação de um projeto institucional inovador;
- a adequação das respostas institucionais aos problemas dos utilizadores e a implicação destes na sua resolução; que traduza um clima organizacional positivo.
. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
- respondendo às necessidades e aos problemas dos utilizadores, combinando a prestação de serviços com a (re)construção da autonomia e a elevação do estatuto social.

Programa


Parte I
1. Gestão tradicional e (re)produção da desigualdade e exclusão social
1. 1 Objectivação; inversão da oferta/procura; normalização dos espaços/actividades; individualização; efeitos de apropriação/exclusão e concorrência entre instituições.
1. 2 Ausência de comunicação entre fornecedores e transformadores de recursos e produtores e utilizadores de serviços;

1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais.

2 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão subjectiva
2.1 Sistema de poder e relação institucional com os utilizadores: a estigmatização e os processos psicológicos de resistência ao estigma
2.1.1 Relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjectividade.
Parte II
1. O diagnóstico. O fenómeno organizacional como objecto de estudo/intervenção social: da análise dos factores que estruturam a situação às possibilidades de transformação. Estudos de caso
1.1 Missão, finalidades, objectivos e projecto institucional no percurso da organização;
1.2 Espaços institucionais e adequação dos recursos materiais;
1.3 Relações entre os atores.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Sendo o principal objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções sociais. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social e das teorias que destacam a análise da dimensão subjectiva na abordagem das organizações, permite a mobilização de saberes teóricos cruciais para a construção desse diagnóstico. Tendo como dimensões de estudo, a identificação da missão, finalidades, objetivos e projeto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços institucionais, a adequação dos recursos materiais neles existentes e uma primeira abordagem à análise das relações entre os diferentes atores sociais (objecto de estudo/intervenção considerada central), os alunos identificam obstáculos e potencialidades existentes na organização, com vista à elaboração de estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento social.

Bibliografia Principal

João Bilhim;Teoria organizacional - estruturas e pessoas, ISCSP, 2004
Gustave Fischer;Psicologia Social do Ambiente, Edições Piaget, 1994
Vincent Gallejac;Exclusão Social, CICSS - ISSSP, 2012
GAULEJAC, V.; BONETTI, M.;L¿engénerie social. , Syros., 1989
GAULEJAC, Vincent; LEONETTI. Isabel ; La Lutte des places. , Paris : Hommes et Perspectives. , 1994
Campenhoudt, L. V.;Considerar qualquer maneira de viver como normal e aceitável, in Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa: Gradiva, 2003
- Canavarro, José M.; Teorias e Paradigmas Organizacionais, Coimbra: Quarteto, 2000
Mintezberg, Henry; Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1979
João Teixeira Lopes;À PROCURA DE UMA VOZ COM SUJEITO: NOTAS SOBRE INCLUSÃO, DISCURSO E LINGUAGEM, Espaço T, 2021
Joaquim Fialho, Carlos A. da Silva e José Saragoça;Diagnóstico Social Teoria, Metodologia e Casos Práticos, Edições Sílabo, 2017
Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A. ;Psicossociologia das Organizações, Mc Graw Hill, 2001

Métodos de Ensino

As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.
A avaliação é distribuída e final.


Modo de Avaliação

1

Provas e Trabalhos Especiais

Avaliação distribuída ou avaliação final


Avaliação distribuída - 10% assiduidade e participação; 90% dois trabalhos ou dois testes.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na sua elaboração. Este método é devidamente sustentado pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a seleção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na ação voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição estruture todo o seu trabalho nas necessidades e problemas dos utilizadores, melhorando a qualidade das suas respostas.