Aluno: | Maria Cristina Ferreira dos Santos | |
Nº de Aluno: | 190121006 | |
Início: | 2020-07-27 | |
Inscrição Definitiva: | 2020-09-18 | |
Entrega da Tese: | 2021-08-02 | |
Defesa: | 2021-09-16 | |
Título da Tese: | Centro de Dia em Tempos de Pandemia: Projeto de Intervenção ¿estimular para continuar¿. | |
Tema Definitivo: | Centro de Dia em Tempos de Pandemia: Projeto de Intervenção ¿estimular para continuar¿. | |
Resumo: | Este relatório é realizado com o objetivo de concluir a formação académica do 2º ciclo em Gerontologia Social no ISSSP. Foi realizado de setembro de 2020 a janeiro de 2021 e teve como objetivo primordial explorar, observar e colocar em prática a teoria adquirida, durante as aulas do Mestrado em Gerontologia Social. O estágio foi realizado no CD (Centro de Dia) do CSPSCC (Centro Social e Paroquial Santa Cristina do Couto), na freguesia de Santa Cristina do Couto, no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. Com o tema ¿Centro de dia em tempos de pandemia¿ e baseado na metodologia da Investigação-Ação, diagnosticaram-se os vários problemas dos idosos, no que diz respeito ao seu processo de envelhecimento. No entanto, o problema fulcral dos idosos, estava principalmente centrado no isolamento social em que viviam, devido à crise pandémica que levou o CD a encerrar as atividades por sete meses. O diagnóstico fez com que se refletisse sobre as formas práticas de intervenção, a fim de que se pudesse ajudar os idosos em todos os aspetos: físicos, emocionais e sociais, uma vez que estando muito tempo em casa, regrediram muito, principalmente no aspeto cognitivo. Além disso, o diagnóstico em questão fez com que se aplicasse um projeto de intervenção denominado ¿ESTIMULAR PARA CONTINUAR¿, estimulando, revigorando e desenvolvendo competências em diversas áreas, o que favoreceu o envelhecimento ativo dos idosos e a autoconfiança dos mesmos, perante a crise pandémica. Os idosos, por intermédio de uma avaliação quantitativa e qualitativa, expressaram extrema positividade às oficinas realizadas: oficina de estimulação cognitiva e animação lúdica, oficina de estimulação física, motora e sensorial, oficina de expressão plástica, oficina de animação religiosa/cultural, oficina de estética, oficina de culinária e oficina de estimulação artística, demonstrando entusiasmo, criatividade e progresso no desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, motoras e sensoriais. E o que mais se constata aqui é que, com atividades diversificadas, fruto de animação sociocultural estimulante, revigora-se o corpo, a mente e a alma de qualquer indivíduo, principalmente os idosos que, com motivação exterior, conseguem viver e ter qualidade de vida, e não apenas ¿sobreviver¿. |