Objectivos da disciplina
1. entender as mudanças objectivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho;
2. analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em actividades socialmente úteis e significativas;
3. compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projecto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em actividades criativas a fim de podr desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de actividades.
1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado
1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de actividades socialmente úteis;
1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de actividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo".
2. O voluntariado social
2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais;
2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo;
2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais.
3. A preparação para a reforma
3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajecto de vida;
3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social".
4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho
4.1 A reforma como direito ou como obrigação;
4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.
Moragas, R.M.;"Preparación para la jubilación", In: Ballesteros, R., Gerontologia Social, Madrid. Ed. Pirámide,, 2000 |
D. Thierry (dir.);L'entrée dans la retraite: nouveau départ ou mort sociale? Les enjeux individuels et collectifs, Rueil-Malmaison, Editions Liaisons, 2006 |
Guillermard, A.M.;Prolonger la vie active face au vieillissement: quels leviers d'action? Les enseignements de l'étranger, Editions Anact, disponível em www.anact.fr, 2002 |
Rossteutscher, S.;"Democracia associativa: as instituições voluntárias como campo de treino para a democracia", in: Viegas, JML, Dias, E.C., Cidadania, Integração, Globalização, Oeiras, Celta, 2000 |
Guillemard, A.M.;"Vieillissement et exclusão", In : S. Paugam (org.), L’exclusion. L’état des savoirs, La Découverte, Paris, 1996 |
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Sève, L.;"O que é «envelhecer bem»?", Le Monde Diplomatique, edição portuguesa, janeiro de 2010 |
Avaliação
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação.
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída integra vários tipos de exercício:
- produção individual de um texto sobre o 1º ponto do programa;
- realização de um trabalho de grupo sobre dispositivos sociais destinados a promover o voluntariado social ou a preparação para a reforma (ponto 2 ou 3 à escolha dos alunos);
- um exercício final individual na data de realização do exame final.
2. Exame final
1. Avaliação distribuída:
- trabalho individual sobre o ponto 1 da matéria: 30%
- trabalho de grupo sobre dispositivos sociais de promoção do voluntariado social ou de preparação para a reforma: 30%
- exercício final: 40%