Código: | GS2104 | Sigla: | ASC3 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 10,00 |
Laboratoriais: | 6,00 |
Docência - Horas
|
Português
Objectivos da disciplina 1. entender as mudanças objectivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho; 2. analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em actividades socialmente úteis e significativas; 3. compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projecto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em actividades criativas a fim de podr desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de actividades.
1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado 1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de actividades socialmente úteis; 1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de actividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo". 2. O voluntariado social 2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais; 2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo; 2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais. 3. A preparação para a reforma 3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajecto de vida; 3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social". 4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho 4.1 A reforma como direito ou como obrigação; 4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.
Avaliação Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação. 1. Avaliação distribuída A avaliação distribuída integra vários tipos de exercício: - realização de um trabalho de grupo com apresentação oral em sala de aula sobre dispositivos de promoção do voluntariado social; - um exercício final individual na data de realização do exame final. 2. Exame final
1. Avaliação distribuída A avaliação distribuída integra vários tipos de exercício: - realização de um trabalho de grupo com apresentação oral em sala de aula sobre dispositivos de promoção do voluntariado social- 50% - um exercício final individual na data de realização do exame final - 50% Exame final - 100%