Código: | SS1910210 | Sigla: | PD2 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 66 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Docência - Horas
|
A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 2 deve ser perspectivada em articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 1, leccionada no 1º semestre. No final da UC os estudantes devem: - Compreender a relevância da perspectiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta; - Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na idade adulta e no idoso; - Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento.
1. O estudo da psicologia do desenvolvimento na idade adulta e na velhice: considerações gerais. 2. A adultez emergente e o jovem adulto 2.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 3. A idade adulta e a meia-idade. 3.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 4. Os idosos e os muito idosos. 4.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Berryman, J. C., Hargreaves, D., Herbert, M., & Taylor, A. ;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002 |
Birren, J.E., & Schaie, K.W. ;Handbook of the Psychology of Aging (6 ED.), Elsevier, 2006 |
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi, 2005 |
Fonseca, A. M. ;O envelhecimento: uma abordagem psicológica, Universidade Católica, 2006 |
Marchand, H. ;Psicologia do Adulto e do Idoso, Quarteto, 2005 |
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D. ;Desenvolvimento Humano (8ª Ed.), McGraw-Hill, 2006 |
Schaffer, H.R. ;Key concepts in developmental psychology, Sage, 2010 |
Vandenplas-Holper, C. ;Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice, Asa, 2000 |
Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais (extratos de filmes, vídeos). Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo.
3
A avaliação será efetuada por um teste que versa a matéria dada na UC, com uma ponderação de 50% na nota final da UC e por um trabalho de grupo com apresentação oral, com uma ponderação de 50% na nota final.