Código: | SS1910229 | Sigla: | DSI | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 41 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Docência - Horas
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1. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para
a conceção de projectos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação
para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e
interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão
dos seus interesses.
2. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de
funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objetivos
pela implementação de um projeto institucional inovador;
- a adequação das respostas institucionais aos problemas
dos utilizadores e a implicação destes na sua resolução; que traduza um clima
organizacional positivo.
3. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas
institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
- respondendo às necessidades e aos problemas dos utilizadores,
combinando a prestação de serviços com a (re)construção da autonomia e a
elevação do estatuto social.
Parte I
2 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão subjectiva
Parte II
1. O diagnóstico. O fenómeno organizacional como objecto de estudo/intervenção social: da análise dos factores que estruturam a situação às possibilidades de transformação. Estudos de caso
1.1 Missão, finalidades, objectivos e projecto institucional no percurso da organização;
1.2 Espaços institucionais e adequação dos recursos materiais;
1.3 Relações entre os actores.Sendo o principal objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções sociais. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social e das teorias que destacam a análise da dimensão subjectiva na abordagem das organizações, permite a mobilização de saberes teóricos cruciais para a construção desse diagnóstico. Tendo como dimensões de estudo, a identificação da missão, finalidades, objectivos e projecto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços institucionais, a adequação dos recursos materiais neles existentes e uma primeira abordagem à análise das relações entre os diferentes actores sociais (objecto de estudo/intervenção considerada central), os alunos identificam obstáculos e potencialidades existentes na organização, com vista à elaboração de estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento social.
As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.
A avaliação distribuída (trabalho em grupo 50%; teste 50%) ou final (exame).1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 21 | |
Total: | 21 |
Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos activos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na sua elaboração. Este método é devidamente sustentado pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a selecção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição estruture todo o seu trabalho nas necessidades e problemas dos utilizadores, melhorando a qualidade das suas respostas.