Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Permitir o contacto directo do aluno com a realidade social e problemas que são objecto de intervenção dos assistentes sociais
2. Adquirir competências de selecção e articulação de saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo
3. Compreender os sistemas de protecção social e os seu quadro normativo de referência
4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de actuação
5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo
Programa
1. Aprofundamento dos
contributos teóricos
relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em
estudo/intervenção
2. Aprofundamento do quadro
normativo de referência, medidas de política social, respostas e
apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais
3. Aprofundamento
dos modos
de
conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção
3.1O diagnóstico
psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação
3.2
Práticas do serviço social: principais
constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos
cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas
capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas
formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer
como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de
política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos
são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das
práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer
técnico e prático.
Métodos de Ensino
A
conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de
operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos
problemas concretos, por via de abordagens expositivas e,
essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo
por base experiências controladas de observação e participação
no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e
comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing,
dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a
discussão coletiva.
Modo de Avaliação
2
Avaliação Contínua
A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:
a) Avaliação do trabalho de terreno: 50%, incluindo notas de campo;
b) Reflexão sobre o trabalho de campo (exercício escrito - grupo): 40%;
c) Participação nas aulas: 10%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A inserção dos alunos em contextos
de estágio possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos
diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise
crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos
estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da
descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir
modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.