Código: | SS1910229 | Sigla: | DSI | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 52 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 18,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para
a conceção de projectos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação
para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e
interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão
dos seus interesses.
2. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de
funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objetivos
pela implementação de um projeto institucional inovador;
- a adequação das respostas institucionais aos problemas
dos utilizadores e a implicação destes na sua resolução; que traduza um clima
organizacional positivo.
3. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas
institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
- respondendo às necessidades e aos problemas dos utilizadores,
combinando a prestação de serviços com a (re)construção da autonomia e a
elevação do estatuto social.
Parte I - 1. Gestão tradicional e (re)produção da desigualdade e exclusão social - . 1 Objectivação; inversão da oferta/procura; normalização dos espaços/atividades; individualização; efeitos de apropriação/exclusão e concorrência entre instituições. 1. 2 Ausência de comunicação entre fornecedores e transformadores de recursos e produtores e utilizadores de serviços; 1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais.
2 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão subjectiva - 2.1 Sistema de poder e relação institucional com os utilizadores: a estigmatização e os processos psicológicos de resistência ao estigma - 2.1.1 Relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjetividade.
Parte II - 1. O diagnóstico. O fenómeno organizacional como objecto de estudo/intervenção social: da análise dos factores que estruturam a situação às possibilidades de transformação. Estudos de caso. 1.1 Missão, finalidades, objetivos e projeto institucional no percurso da organização; 1.2 Espaços institucionais e adequação dos recursos materiais; 1.3 As relações entre os atores.
Bilhim, João A.;Teoria organizacional ¿ Estruturas e Pessoas, Lisboa: ISCSP, 2004 |
Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A.;Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa : Mc Graw Hill, 2001 (- Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A. (2001) - Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa : Mc Graw Hill) |
- Fischer, G.; A Dinâmica Social ¿ Violência, Poder, Mudança, , Lisboa: Planeta Editora, 1992 |
Gualejac, V; et al; L¿ Ingénierie Social, Paris: Ed Syros, 1995 |
Gaulejac, V.;O trabalho social contra a exclusão, CICSS: ISSSP, 2012 |
As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.
A avaliação distribuída (trabalho em grupo 50%; trabalho individual 50%) ou final (exame).
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