• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240005
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Seminário Temático I


Código: M240005    Sigla: STI

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 15 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Seminário: 10,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Este seminário tem como principal objetivo possibilitar um espaço de reflexão sobre os diferentes espaços socio profissionais em que as/os assistentes sociais desenvolvem os seus processos de trabalho. Considerando que o mundo do trabalho está em transformação e que, no atual estádio de desenvolvimento do ultraliberalismo económico, os investimentos públicos nas políticas sociais estão cada vez mais escassos o que rebate diretamente na execução terminal das políticas sociais, esta UC visa estimular o diálogo com os estudantes a respeito dos desafios relativos às práticas profissionais do assistente social nos mais diversos campos profissionais.

Programa

1. O trabalho profissional do assistente social na saúde
2. Serviço social e a educação: os contributos do assistente social no campo escolar para a promoção de contextos escolares inclusivos.
3. O trabalho profissional do assistente social no campo da Justiça e reintegração Social
4. O trabalho profissional do assistente social no Sistema de solidariedade e Segurança Social
5. Trabalho Profissional com famílias.
6. O Trabalho Profissional com crianças e jovens em risco.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Considerando que a UC terá um conteúdo mais flexível para se adaptar aos grupos de estudantes, a sua coerência será decorrente desta adaptação que se fará relativamente aos grupos de estudantes, novas políticas sociais ou alteração significativa dos problemas ou das políticas e recursos disponibilizados socialmente.

Bibliografia Principal

Amaro, M. I. & Pena, M. (2018);A intervenção do Serviço Social em meio escolar: da tradição à inovação.In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social na Educação., Lisboa: Pactor, 2018
Carvalho, M. I. ;Serviço Social na Educação. , Lisboa: Pactor, 2018
Carvalho, M. I. ;Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor, 2015
Coutinho, M. ;Economia Social em Portugal, a Emergência do Terceiro Sector na Política Social. , Lisboa: CPIHTS. APSS., 2003
Engels, F.;A origem da Família da Propriedade Privada e do Estado. , Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 1984
Faleiros, V. P. ;Estratégias em Serviço Social., SP: Ed. Cortez., 2001
Pimenta, A. P.; Alves, L. M. & Fonseca. P. (2015).; Práticas profissionais do assistente social da saúde com famílias em contexto hospitalar: reflexões a partir de caminhos percorridos. In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor
Wall, K. (org.) ;Famílias em Portugal. , Lisboa: ICS. ICS., 2005

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino prevê a discussão teórico-prática dos conteúdos programáticos, com recurso à participação de convidados que sejam especialistas nas temáticas elencadas no programa. 


Modo de Avaliação

2

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

Avaliação distribuída sem exame final


a) 80 % - Reflexão escrita sobre um dos temas/pontos do programa selecionados pelo estudante. Data de entrega do trabalho escrito: Na data agendada pelo Conselho Diretivo.
b) 20% - Participação nas aulas e apresentação oral (cada estudante deverá preparar um conjunto de questões com base no tema selecionado a serem colocadas ao convidado e apresentar oralmente à turma uma síntese dos principais contributos debatidos pelos convidados)




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Visto que o objetivo principal desta UC é estimular o debate e a reflexão por parte dos estudantes a respeito dos desafios que o assistente social enfrenta em distintos campos de intervenção social, procurar-se-á utilizar metodologias ativas de participação e discussão através do recurso a convidados/especialistas sobre cada um dos pontos programáticos.