Código: | M240005 | Sigla: | STI |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MSS | 15 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Seminário: | 10,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Este seminário tem como principal objetivo possibilitar um espaço de reflexão sobre os diferentes espaços socio profissionais em que as/os assistentes sociais desenvolvem os seus processos de trabalho. Considerando que o mundo do trabalho está em transformação e que, no atual estádio de desenvolvimento do ultraliberalismo económico, os investimentos públicos nas políticas sociais estão cada vez mais escassos o que rebate diretamente na execução terminal das políticas sociais, esta UC visa estimular o diálogo com os estudantes a respeito dos desafios relativos às práticas profissionais do assistente social nos mais diversos campos profissionais.
1. O trabalho profissional do assistente social na saúde
2. Serviço social e a educação: os contributos do assistente social no campo escolar para a promoção de contextos escolares inclusivos.
3. O trabalho profissional do assistente social no campo da Justiça e reintegração Social
4. O trabalho profissional do assistente social no Sistema de solidariedade e Segurança Social
5. Trabalho Profissional com famílias.
6. O Trabalho Profissional com crianças e jovens em risco.
Considerando que a UC terá um conteúdo mais flexível para se adaptar aos grupos de estudantes, a sua coerência será decorrente desta adaptação que se fará relativamente aos grupos de estudantes, novas políticas sociais ou alteração significativa dos problemas ou das políticas e recursos disponibilizados socialmente.
Amaro, M. I. & Pena, M. (2018);A intervenção do Serviço Social em meio escolar: da tradição à inovação.In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social na Educação., Lisboa: Pactor, 2018 |
Carvalho, M. I. ;Serviço Social na Educação. , Lisboa: Pactor, 2018 |
Carvalho, M. I. ;Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor, 2015 |
Coutinho, M. ;Economia Social em Portugal, a Emergência do Terceiro Sector na Política Social. , Lisboa: CPIHTS. APSS., 2003 |
Engels, F.;A origem da Família da Propriedade Privada e do Estado. , Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 1984 |
Faleiros, V. P. ;Estratégias em Serviço Social., SP: Ed. Cortez., 2001 |
Pimenta, A. P.; Alves, L. M. & Fonseca. P. (2015).; Práticas profissionais do assistente social da saúde com famílias em contexto hospitalar: reflexões a partir de caminhos percorridos. In M. I. Carvalho(org.), Serviço Social com famílias. , Lisboa: Pactor |
Wall, K. (org.) ;Famílias em Portugal. , Lisboa: ICS. ICS., 2005 |
A metodologia de ensino prevê a discussão teórico-prática dos conteúdos programáticos, com recurso à participação de convidados que sejam especialistas nas temáticas elencadas no programa.
2
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Avaliação distribuída sem exame final
a) 80 % - Reflexão escrita sobre um dos temas/pontos do programa selecionados pelo estudante. Data de entrega do trabalho escrito: Na data agendada pelo Conselho Diretivo.
b) 20% - Participação nas aulas e apresentação oral (cada estudante deverá preparar um conjunto de questões com base no tema selecionado a serem colocadas ao convidado e apresentar oralmente à turma uma síntese dos principais contributos debatidos pelos convidados)
Visto que o objetivo principal desta UC é estimular o debate e a reflexão por parte dos estudantes a respeito dos desafios que o assistente social enfrenta em distintos campos de intervenção social, procurar-se-á utilizar metodologias ativas de participação e discussão através do recurso a convidados/especialistas sobre cada um dos pontos programáticos.