• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M240006
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Serviço Social: Desafios e Debates Contemporâneos


Código: M240006    Sigla: SSDDC
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 15 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Fernanda Perpétua Rodrigues   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de aprendizagem
OA1 ¿ Compreender a situação atual do Serviço Social em contexto do seu desenvolvimento recente como disciplina científica e profissão em interação com as mudanças societais;
OA2 ¿ Analisar o percurso do Serviço Social na relação com a(s) dinâmica(s) das Políticas Públicas e da trajetória do Estado Social
OA3 ¿ Refletir sobre os espaços e projetos profissionais do Serviço Social, dando visibilidade à renovação e diversificação de campos de agir profissional
AO4 ¿ Identificar e caracterizar os principais desafios que atravessam o Serviço Social contemporâneo, designadamente no domínio da educação/formação, da investigação e consultoria bem como da sua organização profissional


Programa


CP1 ¿ Serviço Social e cientificidade: abordagens e perspetivas atuais
1.1 - Novas formas de conhecer
1.2 - Serviço Social e o compromisso com as mudanças societais
CP2 ¿ O Estado Social como lugar contextual do Serviço Social
2.1 ¿ A emergência e a reconfiguração do sistema de bem estar
2.2 ¿ A(s) crise(s) do Estado Social e as propostas da atualidade
2.3 ¿Novo contexto, novos problemas e novos recursos
2.4 ¿ A reconfiguração do agir profissional do Serviço Social
CP3 ¿ Os documentos orientadores a nível global
3.1 ¿ A educação e a formação
3.2 ¿ A deontologia e sua tradução nos quotidianos profissionais
3.3 ¿ A linguagem como instrumento e interlocução
CP 4 ¿ Pilares da existência e consolidação de profissão de Assistente Social
4.1 ¿ Compromisso com a democracia, a participação e as vozes das pessoas
4.2 ¿ A pesquisa, objetos, propósitos, influência social e comunicação
4.3 ¿ Organização coletiva da profissão ¿ entre o interesse plublico e a salvaguarda da responsabilidade profissional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O CP1 e CP2 estão orientados para permitir aos estudantes atingirem os OA1 e OA3. Adicionalmente, os tópicos enunciados no CP3 (3.1, 3.2, 3.3 e 3.4) permitem que os estudantes se inteirem dos conteúdos que permitem operacionalizar o processo de rutura com os modos de agir convencionais, em boa medida resultante das reconfigurações das políticas sociais (OA2). Os conteúdos enunciados em CP4 visam promover e estimular a reflexão dos estudantes em tono dos desafios teórico-metodológicos que configuram uma nova dinâmica à afirmação da identidade do Serviço Social contemporâneo (OA4). 

Bibliografia Principal

AA; ¿Justice, empowerment and service users¿ in The Routledge Handbook of Critical Social Work, Ed Routledge, 2019
Albuquerque, C & Arcoverde, A. (2017). ;Serviço Social contemporâneo: reflexividade e estratégia. Lisboa: Pactor.
Branco, F. & Amaro, I. (2011). ;As práticas do ¿Serviço Social activo¿ no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108: 656-679.
Brekk, J. (2013). ;A Science of Social Work, and Social Work as an Integrative Scientific Discipline - Have We Gone Too Far, or Not Far Enough?. Research on Social Work Practice, 24(5): 517-523.
HEALY, K.;El trabajo social: los retos de nuestro tiempo¿ in Trabajo Social: Perspectivas contemporâneas, Ed Morata, 2000
Longhofer, J.& Floersch, J., (2012). ;The coming crisis in social work: some thoughts on social work and science. Research on Social Work Practice, 22(5): 499-519.
Rogers, M. et al (2016). ;Developing skills for social work practice. London: Sage.
THERBORN, G;Killling Fields of Inequalities, Ed Polity Press, 2003

Métodos de Ensino

Esta UC organiza-se em aulas com componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1), recorrendo a metodologias impliquem  a participação ativa dos estudantes através da  animação de debates e apresentações em considerando ainda o acesso a Aulas Abertas que contem com a presença de profissionais convidados (ME2), bem como o seu envolvimento na pesquisa de artigos científicos (ME3). 


Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

A modalidade de Avaliação é distribuída. A avaliação consistirá na realização de um ensaio sobre um dos temas abordados no conteúdo programático ou tratado em Aula Aberta (40% da nota final), na exposição oral de um artigo pesquisado pelos estudantes, referenciado a produções científicas de Assistentes Sociais (50% da nota final), reservando-se 10% para a participação dos estudantes em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e centra-se no conhecimento teórico acerca das mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram o apogeu e crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir os OA1 e OA2. A ME2 e a ME3, ao estimular a sua participação em conferências temáticas e o incentivo à pesquisa de artigos científicos. Visa-se contribuir para robustecer e diversificar os seus conhecimentos teóricos, aceder a boas práticas no campo da disciplina e da profissão, promover o desenvolvimento de competências de comunicação, de argumentação, de autoeficácia e de reflexividade, contribuindo para operacionalizar OA3 e OA4.