Código: | M240006 | Sigla: | SSDDC | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MSS | 15 | Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto | 1º | 6 ECTS |
Docência - Horas
|
Objetivos de aprendizagem
OA1 ¿ Compreender a situação atual do Serviço Social em contexto do seu desenvolvimento recente como disciplina científica e profissão em interação com as mudanças societais;
OA2 ¿ Analisar o percurso do Serviço Social na relação com a(s) dinâmica(s) das Políticas Públicas e da trajetória do Estado Social
OA3 ¿ Refletir sobre os espaços e projetos profissionais do Serviço Social, dando visibilidade à renovação e diversificação de campos de agir profissional
AO4 ¿ Identificar e caracterizar os principais desafios que atravessam o Serviço Social contemporâneo, designadamente no domínio da educação/formação, da investigação e consultoria bem como da sua organização profissional
O CP1 e CP2 estão orientados para permitir aos estudantes atingirem os OA1 e OA3. Adicionalmente, os tópicos enunciados no CP3 (3.1, 3.2, 3.3 e 3.4) permitem que os estudantes se inteirem dos conteúdos que permitem operacionalizar o processo de rutura com os modos de agir convencionais, em boa medida resultante das reconfigurações das políticas sociais (OA2). Os conteúdos enunciados em CP4 visam promover e estimular a reflexão dos estudantes em tono dos desafios teórico-metodológicos que configuram uma nova dinâmica à afirmação da identidade do Serviço Social contemporâneo (OA4).
AA; ¿Justice, empowerment and service users¿ in The Routledge Handbook of Critical Social Work, Ed Routledge, 2019 |
Albuquerque, C & Arcoverde, A. (2017). ;Serviço Social contemporâneo: reflexividade e estratégia. Lisboa: Pactor. |
Branco, F. & Amaro, I. (2011). ;As práticas do ¿Serviço Social activo¿ no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108: 656-679. |
Brekk, J. (2013). ;A Science of Social Work, and Social Work as an Integrative Scientific Discipline - Have We Gone Too Far, or Not Far Enough?. Research on Social Work Practice, 24(5): 517-523. |
HEALY, K.;El trabajo social: los retos de nuestro tiempo¿ in Trabajo Social: Perspectivas contemporâneas, Ed Morata, 2000 |
Longhofer, J.& Floersch, J., (2012). ;The coming crisis in social work: some thoughts on social work and science. Research on Social Work Practice, 22(5): 499-519. |
Rogers, M. et al (2016). ;Developing skills for social work practice. London: Sage. |
THERBORN, G;Killling Fields of Inequalities, Ed Polity Press, 2003 |
Esta UC organiza-se em aulas com componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1), recorrendo a metodologias impliquem a participação ativa dos estudantes através da animação de debates e apresentações em considerando ainda o acesso a Aulas Abertas que contem com a presença de profissionais convidados (ME2), bem como o seu envolvimento na pesquisa de artigos científicos (ME3).
3
A modalidade de Avaliação é distribuída. A avaliação consistirá na realização de um ensaio sobre um dos temas abordados no conteúdo programático ou tratado em Aula Aberta (40% da nota final), na exposição oral de um artigo pesquisado pelos estudantes, referenciado a produções científicas de Assistentes Sociais (50% da nota final), reservando-se 10% para a participação dos estudantes em sala de aula.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
A ME1, é de natureza mais expositiva e centra-se no conhecimento teórico acerca das mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram o apogeu e crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir os OA1 e OA2. A ME2 e a ME3, ao estimular a sua participação em conferências temáticas e o incentivo à pesquisa de artigos científicos. Visa-se contribuir para robustecer e diversificar os seus conhecimentos teóricos, aceder a boas práticas no campo da disciplina e da profissão, promover o desenvolvimento de competências de comunicação, de argumentação, de autoeficácia e de reflexividade, contribuindo para operacionalizar OA3 e OA4.